Bonde - O Maior Portal do Paraná
Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
31º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Educação
12/06/2013 -- 14:54

Curso de Matemática da UEL oferece nova habilitação

Redação Bonde com AEN
QR:
Add to Flipboard Magazine.

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovaram nova habilitação para o curso de Matemática. A habilitação em Matemática Empresarial, a ser ofertada no Vestibular de 2014, é inovadora, já que vai suprir a falta de profissionais especializados na resolução de problemas a partir de modelos matemáticos.

O profissional com essa habilitação poderá atuar no comércio, indústria, na Bolsa de Valores e em institutos de previdência, entre outras possibilidades. "A recém criada habilitação não é um curso clássico de Matemática, já que o aluno terá um conhecimento que ninguém tem hoje", explica o professor Eliandro Rodrigues Cirilo, do Departamento de Matemática.

O curso de Matemática da UEL já oferece bacharelado no período matutino, com 30 vagas, e licenciatura no período noturno com 40 vagas.

"A proposta é oferecer a empregabilidade para o aluno da área de Ciências Exatas, visando um nicho de mercado que cresce em Londrina e região", afirma o professor. Para ele, o profissional possui competências específicas para atuar na solução de problemas em parceria com outros profissionais. São os casos do cálculo de gastos com impostos no comércio, o uso da matemática atuarial para prever fatores previdenciários da chamada aposentadoria complementar, além da indústria que visa a otimização dos processos de construção e da logística.

Embora existam cursos semelhantes, como o de Matemática Industrial da Universidade Federal do Ceará (UFC), poucas instituições de ensino superior do país oferecem a formação em Matemática Empresarial. Segundo a professora Ângela Marta Pereira das Dores Savioli, coordenadora do colegiado do curso, o desafio é divulgar e informar os alunos de escolas públicas e privadas sobre a nova habilitação. "Outro diferencial da nova habilitação é a carga horária de estágio durante dois anos em empresas, no comércio e na indústria", completa. Ela acrescenta que o aluno faz a opção pela habilitação já no segundo ano do curso.

Além do Estágio Supervisionado em Matemática Empresarial, Ângela Marta também ressalta as disciplinas da nova habilitação, em especial aquelas voltadas para a elaboração de projetos, e disciplinas da área de estatística, matemática financeira e atuarial. A aprovação da nova habilitação contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Comercial e Industrial de Londrina e a Instituto de Desenvolvimento de Londrina, entre outros.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 21/11/2014 21:49
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE