Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
32º / 18º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Colunistas
25/02/2013 -- 11h23

Os quatros níveis de liderança

QR:
Add to Flipboard Magazine.

Uma pesquisa apontou como as pessoas se tornaram lideres: 10% talento natural, 05% consequência de líderes, 85% influência de outros líderes. Se você está galgando, dentro da sua organização, alcançar níveis mais elevados de liderança, saiba que você passará por esses quatro níveis:

1. Cargo: as pessoas o seguem porque têm que fazer. A liderança está fundamentada na sua posição e sua influência não se estenderá além das fronteiras definidas pela descrição do seu cargo. Um líder que deseja que as pessoas o sigam simplesmente porque ele é "o chefe" logo perderá o respeito de seus liderados. Quanto mais você permanecer neste nível, maior será o turnover de sua organização e mais baixo será sua moral.

2. Relacionamentos: À medida que os seguidores confiam e gostam de seu líder, eles começam a segui-lo porque querem fazê-lo. É neste nível que o trabalho começa a ficar gostoso. Contudo, permanecer por muito tempo neste nível sem elevar os índices de produtividade faz com que pessoas altamente motivadas fiquem inquietas.

3. Resultados: nesse nível sua influência está consolidada, o respeito aumenta por causa daquilo que o líder e os subordinados alcançam juntos. As pessoas começam a seguir por causa daquilo que o líder fez pela equipe ou pela organização.

4. Capacitação: os maiores líderes tem a visão de ajudar pessoas a se desenvolverem de modo que alcancem seu potencial. A maturidade faz com que seu foco mude, saindo da preocupação de inspirar e conduzir seguidores para a capacitação de outros líderes. Como resultado, elas o respeitam não apenas por aquilo que fez pelo time, mas também pelo que fez a elas a nível pessoal.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 21/10/2014 23:44
Quem escreve esta coluna?
Professor Menegatti

Profº Menegatti é administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial, Professor em Graduação e Pós-Graduação. Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão: o Livro "Desperte seu Potencial Emocional", CD Motivacional "Marcado para Vencer", DVD "Campeão de Vendas".