Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quarta-feira, 30 de Julho de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
26º / 13º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Saúde
15/06/2011 -- 15h35

Açúcar mascavo, cristal ou refinado: qual é o melhor?

Açúcar branco, refinado, usado para adoçar os alimentos, é sim um vilão. Os prejuízos que ele causa no organismo são inúmeros

Saúde - Folha de Londrina
QR:
 

A forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar. O produto é designado ''açúcar'', seguido da denominação correspondente às suas características. Ex: ''açúcar cristal'', ''Açúcar mascavo''.

Açúcar branco, refinado, usado para adoçar os alimentos, é sim um vilão. Os prejuízos que ele causa no organismo são inúmeros. Durante o processo de refinamento, a cana perde todos os seus nutrientes, se tornando apenas fonte de calorias. Dessa forma, para ser assimilado, o açúcar ''rouba'' do organismo importantes vitaminas e minerais como o cálcio, que é importante na fase de crescimento e na prevenção da osteoporose e a Vitamina B1, que é importante para a integridade do sistema nervoso.

Sua deficiência causa alterações nervosas como irritabilidade, cansaço e perda de memória. O açúcar em excesso enfraquece o sistema imunológico, reduzindo a resistência do organismo à vírus e bactérias nocivas, deixando a pessoa mais propensa a gripes, rinite, cistite, cáries e desequilíbrio da flora intestinal.

O açúcar também está relacionado ao aparecimento de obesidade, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer como intestinos, mama, ovários, útero, próstata e rins. O ideal seria reeducarmos o nosso paladar para apreciar o sabor natural dos alimentos, sem adição de açúcar.

Algumas alternativas mais saudáveis são o mel, o melado e o açúcar mascavo ou demerara. Eles também têm uma rápida absorção, não podendo ser usados por pessoas que tem diabetes, mas sua vantagem está no fato de conterem vitaminas e minerais importantes.

Sem dúvidas, açúcar mascavo é mais saudável porque não passa pelo processo final de refinamento e branqueamento (por compostos químicos), ou seja, é uma forma mais ''natural'' de consumir açúcar. Além disso, contém nutrientes a mais do que o refinado. Mas não se engane: caloricamente, os dois são praticamente iguais.

Kelly Franco de Lima - nutricionista funcional e personal diet (Londrina)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 29/07/2014 23:30
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE