Bonde - O Maior Portal do Paraná
Domingo, 23 de Novembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 21º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Saúde
06/08/2008 -- 10:24

Ácido fólico melhora produção de espermatozóides

Estudo conclui que dieta rica em ácido fólico (vitamina do complexo B) eleva a produção das células sexuais masculinas

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A ingestão de nutrientes como ácido fólico, encontrado em alimentos como os brócolis e o espinafre, e de zinco, presente sobretudo nas ostras, eleva a produção das células sexuais masculinas. Essa é a conclusão de um dos mais completos estudos realizados sobre os impactos da alimentação na produção de espermatozóides, realizado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Durante 26 semanas, 103 homens considerados inférteis complementaram suas dietas com doses extras destes nutrientes. Ao fim, observaram um aumento de 74% no número de espermatozóides. Ao final do processo, ficou constatado que o zinco, atuante também na síntese do DNA (responsável pela transmissão dos caracteres hereditários), facilita a absorção do ácido fólico pelo organismo.

Segundo Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), uma dieta rica em ácido fólico é fundamental para a multiplicação celular, o que acaba resultando no aumento na produção dos espermatozóides. Ele afirma que é muito simples aumentar a ingestão de ácido fólico. "Verduras de folhas verdes como o espinafre, por exemplo, podem conter até 100 microgramas deste nutriente por porção", diz Durval.

A pesquisa conduzida na Holanda constatou um aumento na produção de células sexuais masculinas, mas não testou se elas eram boas ou ruins. Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde, o bom reprodutor apresenta mais de 20 milhões de espermatozóides por mililitro de sêmen.

Outro estudo, feito pela Universidade da Califórnia, publicado recentemente pela revista Human Reproduction, sugeriu que uma dieta rica em ácido fólico pode proteger homens contra a produção de espermatozóides com anormalidades em seus cromossomos. Nesse estudo, foram analisadas amostras de espermatozóides de 97 homens saudáveis, não-fumantes, com idades entre 22 e 80 anos, e entrevistou-os para saber sobre sua ingestão de zinco, ácido fólico, vitaminas C e E e beta-caroteno.

Depois de levar em conta fatores como idade, consumo de bebidas alcoólicas e histórico médico, os cientistas constataram que os homens com maior ingestão de ácido fólico tinham um nível 19% mais baixo de espermatozóides com número anormal de cromossomos em relação aos homens que ingeriram uma quantidade moderada do nutriente, e 20% menor em relação a homens com baixa ingestão de ácido fólico. O presidente da ABRAN explica que o aumento de ácido fólico na dieta não implica necessariamente em espermatozóides mais saudáveis. "A dieta rica neste nutriente apenas nos permite estabelecer os níveis de ácido fólico que podem reduzir o risco de defeitos congênitos ligados aos pais, mas há outras questões também podem os espermatozóides, tudo depende dos hábitos que temos", alerta o médico nutrólogo.

Alimentos funcionais, nutrologia esportiva, dietoterapia e transtornos alimentares são alguns dos temas que serão debatidos no XII Congresso Brasileiro de Nutrologia. Realizado pela Associação Brasileira de Nutrologia, o evento reunirá médicos, estudantes de medicina e profissionais da saúde. Os interessados já podem se inscrever.

XII Congresso Brasileiro de Nutrologia

A 12ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece em São Paulo entre od dias 03 e 05 de setembro, deve receber mais de 1.700 médicos nutrólogos e estudantes de medicina. A pré-programação conta com uma ampla lista de atividades sobre os principais assuntos da área de nutrologia, entre eles obesidade e farmacoterapia prolongada, diabetes, os benefícios dos suplementos para atletas, a base científica dos OGM – transgênicos, nutrogenômica, medicina estética e alergia alimentar. Ainda estão confirmadas as presenças de expositores como Nestlé, Unilever, Danone, Roche e Neofarma. As inscrições estão abertas para médicos, estudantes e profissionais interessados.

Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas no site da Associação Brasileira de Nutrologia: www.abran.org.br/congresso
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 23/11/2014 09:49
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE