Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
31º / 19º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Saúde
18/07/2012 -- 15h26

O que é vertigem e como devo tratá-la?

A vertigem é uma ilusão do movimento do corpo ou do ambiente algumas vezes definida como rotatória ou unidirecional

Sua Saúde - Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A vertigem (tontura rotatória) é relatada como o sintoma mais comum do mundo e está presente em 5% a 10% da população mundial, sendo a queixa mais comum após os 75 anos de idade.

A vertigem é uma ilusão do movimento do corpo ou do ambiente algumas vezes definida adicionalmente como rotatória ou unidirecional. Frequentemente é associada com outros sintomas, como impulsão (sensação do corpo empurrado ou arremessado para o espaço), osciloscopia (ilusão visual de movimento para frente e para trás), náuseas, vômitos, desequilíbrio de marcha.

A elevada incidência de queixas e distúrbios labirínticos, inclusive da vertigem, se deve em grande parte à hipersensibilidade do labirinto, a problemas em outros órgãos ou sistemas como: hormonal, metabólico, cervical, circulatório, além das próprias alterações do ouvido interno.

O médico faz o diagnóstico pela história clínica do paciente (anamnese), devendo prestar atenção ao início e à duração dos sintomas, aos episódios recorrentes, posição, zumbido nos ouvidos, perda auditiva. Além de exames neurológicos, são feitos testes de audição, testes de campo visual, desequilíbrio (ataxia), disartria (dificuldade de articulação das palavras), diplopia (visão dupla), anormalidades de nervos cranianos e estudos de investigação, caso necessário.

O tratamento depende da causa subjacente da vertigem. O médico, se necessário, pode indicar um tratamento medicamentoso que os sintomas.

A Reabilitação Vestibular Fonoaudiológica é uma opção de tratamento para pacientes portadores deste tipo de distúrbio, e inclui: exercícios de relaxamento global; exercícios oculares de lateralização e de perseguição de objetos em movimento; exercícios de estimulação do sistema proprioceptivo através de técnicas de relaxamento e de consciência do esquema corporal e estimulação do sistema vestibular por meio de exercícios de rotação, flexão e lateralização da cabeça, bem como movimentação corporal.

Juliana Jandre Melo e Luciana Marchiori, fonoaudiólogas do Ambulatório de Orientação e Reabilitação de Vertigem da Unopar.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 30/10/2014 10:46
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE