Bonde - O Maior Portal do Paraná
Sábado, 25 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Saúde
25/10/2010 -- 17h13

Como funciona o método anticoncepcional 'Billings'?

As vantagens deste método são não apresentar efeito colateral orgânico e a ausência de custo, podendo ser usado pela maioria dos casais

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.

O planejamento familiar é a atividade em saúde que visa oferecer informações e meios para que as pessoas possam decidir livres, conscientes e responsavelmente a respeito do número e época de terem seus filhos.

O método de Billings é comportamental, ou de abstinência periódica, que requer que a pessoa aprenda quando é o período fértil do seu ciclo menstrual. Pode também ser utilizado para aumentar a probabilidade de gravidez de acordo com a vontade do casal.

A mulher que optar por este método deverá conhecer as modificações de seu corpo durante o período fértil. Perceber a sua umidade vaginal, com os dedos ou na roupa íntima. Quando esta secreção atingir o seu pico, estando mais transparente, fluida e elástica, isso indica o seu período fértil, devendo se abster de manter relações sexuais nestes dias, se não há desejo de engravidar.

Posteriormente, as secreções tornam-se espessas ou ausentes, podendo então ter relações até a próxima menstruação. Logo após a menstruação o muco estará ausente e as relações são permitidas.

Quando este método é usado de forma correta e conscientemente, com o casal cooperativo, passa a ser bastante eficaz. A probabilidade de falha é de três casos de gravidez a cada 100 mulheres ao ano.

A vantagem deste método é não apresentar efeito colateral orgânico, ausência de custo, podendo ser usado pela maioria dos casais; é também imediatamente reversível e aceito por grupos religiosos que desaconselham outros métodos.

No entanto há dificuldade quando não há colaboração do parceiro, e quando a mulher não consegue identificar sua secreção corretamente. Sofre ainda interferência da amamentação, do estresse e de alguns medicamentos. Quando existe infecção vaginal, há impossibilidade de identificar o muco.

Algumas situações não impedem o uso, mas podem dificultar a escolha por este método, tais como: pessoas com ciclos irregulares, as que apresentam sangramento entre as menstruações, pessoas com doenças hepáticas graves e alterações tiroidianas, que também podem afetar o muco cervical.

Para concluir, podemos afirmar que o melhor método é aquele aceito pelo casal, e que for bem praticado. Desta forma, o método Billings torna-se muito eficaz.

Mitos e Verdades

- Mito: os métodos naturais, entre eles o método Billings, são de baixa eficácia

- Verdade: estes métodos não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Marcelo Mendonça, ginecologista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 24/10/2014 23:44
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE