Bonde - O Maior Portal do Paraná
Terça-feira, 04 de Agosto de 2015 Bem-vindo usuário!     Faça login ou cadastre-se.
Google + Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube Pagina inicial RSS Mapa do Site Duvidas
Saúde

Quais as funções da hipófise?

As doenças da hipófise não são comuns, mas devido a concentração de múltiplas e importantes funções é importante ficar atento

Sua saúde - Folha de Londrina - 19/01/2012 -- 15:52
QR CODE
Facebook
Twitter
Google +
Enviar a noticia por email
Surgerir Pauta
Imprimir
Comunicar erro
mais opções

A hipófise é uma pequena glândula, medindo aproximadamente 1 cm, que se localiza junto ao cérebro em uma região posterior à cavidade nasal chamada sela túrcica. A hipófise está ligada ao cérebro por um pedículo, por onde ela recebe comandos, que por sua vez são repassados a diversos outros órgãos através de hormônios. Por causa desta importante função controladora sobre diversos sistemas hormonais e vários órgãos à distância, a hipófise foi chamada, por muitos anos, de glândula-mestra.

Exemplificando, o controle dos níveis de hormônios produzidos pela tireóide é realizado pela interação de uma região cerebral chamada hipotálamo, que envia sinais de estímulo à hipófise. Esta, por sua vez, repassa a ordem hormonal à tireóide, dando o comando para que ela aumente o ritmo de produção hormonal. Sem este comando hormonal, uma pessoa pode deixar de produzir hormônio tireoideano apesar de ter sua tireóide completamente normal.

Da mesma forma, um controle semelhante acontece com outras glândulas e seus eixos hormonais, como a produção dos diferentes esteróides pelas adrenais e a regulação do ciclo menstrual e produção de hormônios e espermatozóides pelos ovários e testículos. A hipófise também é responsável pelo controle da produção de outro importantes hormônios: hormônio de crescimento e prolactina.

As doenças da hipófise não são exatamente comuns, mas devido a concentração de múltiplas e importantes funções numa estrutura tão pequena, qualquer suspeita deve ser prontamente avaliada por um médico especializado na área.

Guilherme Marquezine - endocrinologista (Londrina)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 04/08/2015 18:15
 
PUBLICIDADE