Bonde - O Maior Portal do Paraná
Saúde
29/04/2009 -- 21h17

O que é sopro no coração? Existe cura para esta doença?

Saiba como funciona o principal órgão do corpo humano e as doenças que o atingem

Sua Saúde-Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.
Reprodução
Reprodução
Quando há defeitos nos septos ou nas válvulas ocorre turbilhonamento do sangue e pode-se ouvir, com o estetoscópio, o sopro cardíaco

O coração funciona no corpo humano como uma bomba, com a finalidade de receber sangue venoso (pouco oxigênio), enviá-lo para os pulmões para que seja oxigenado, receber novamente este sangue e enviá-lo para o restante do corpo, assim, os nutrientes e o oxigênio servem de ''alimento para as células''.

Portanto, temos dois lados do coração, separados por septos (paredes comuns), quatro câmeras por onde o sangue circula sempre no mesmo sentido e atinja o seu objetivo. Para que o sangue passe de uma câmera a outra e não reflua, enfim, para que ele seja direcionado, existem algumas estruturas chamadas válvulas (total de quatro).

Com os septos (parede comum entre dois lados do coração) e as válvulas em perfeito estado, a circulação do sangue transcorre em silêncio. Quando conseguimos ouvir o sangue circular dentro do coração, damos o nome de sopro cardíaco. Existe situação em que o sopro não representa doença nem defeito das válvulas ou dos septos, pois apenas consegue-se ouvir o sangue sem qualquer anormalidade. A este fenômeno chamamos ''sopro inocente''.

Quando há defeitos nos septos ou nas válvulas (apertadas ou insuficientes para dar o direcionamento correto ao sangue), ocorre turbilhonamento do sangue nessa região e pode-se ouvir, com o estetoscópio, o sopro cardíaco.

Nesta última situação, trata-se de defeito do coração, que deve ser investigado. Portanto, o sopro inocente é comum e não representa doença e deve ser diferenciado do sopro relacionado a doenças. Cabe ao médico, durante o exame clínico, fazer esta diferenciação e, quando necessário, providenciar o tratamento adequado.
Ricardo José Rodrigues, cardiologista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 01/09/2014 19:33
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE