Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 24 de Abril de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
25º / 15º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Saúde
29/09/2009 -- 19h51

Como tratar o esporão no pé?

As dores na região calcânea e nos pés são queixas frequentes de populares

Sua Saúde-Folha de Londrina
QR:
 
Reprodução
Os tratamentos consistem inicialmente em medicação, órteses como suportes, palmilhas, calcanheiras e imobilizadores, além do calçado adequado.

''Sofro de fortes dores no calcanhar e achava que tinha esporão. O médico me disse que é tendinite. Estou acima do peso. O que posso fazer para tratar desta dor?''

As dores na região calcânea e nos pés são queixas frequentes em nossa clínica. O homem é bípede e sua maior atividade física é ficar em pé e sustentar-se contra a gravidade. Com a modernidade, restringiu suas atividades e anda sobre pedras e muitas vezes com calçados inadequados. Acrescente a isto o sedentarismo e o sobrepeso. Uma equação perfeita para as sobrecargas nos pés.

As constantes tensões músculo-ligamentares geram desequilíbrios que podem se manifestar inicialmente com dor e distúrbio funcional e, na fase mais avançada, com alterações ósseas conhecidas com apofisites ou ''esporão''. As sobrecargas podem se manifestar como tendinites, fascites, calcadíneas, metatarsalgias e até fraturas de ''stress'' (são patologias correlatas).

Os tratamentos consistem inicialmente em medicação, órteses como suportes, palmilhas, calcanheiras e imobilizadores, além do calçado adequado. A reabilitação consiste em terapia analgésica e anti-inflamatória local, além da recuperação funcional e exercícios orientados. Acrescente-se a isso a orientação dietética para redução do peso corporal e melhora das condições físicas. Eventualmente são necessárias cirurgias.

Esta patologia é frequente também nas pessoas que fazem atividades físicas, particulamente os caminhantes e corredores. Procure obedecer os programas pré e pós-atividades físicas e seguir as orientações do educador físico para um programa saudável de atividade física.

Lembre-se que apenas o caminhar não é o melhor exercício.

Áureo S. Cinagawa, ortopedista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 23/04/2014 23:22
PUBLICIDADE
Carregando ...
 
PUBLICIDADE