As lesões de menisco são corrigidas só com cirurgia?

Sua Saúde - Folha de Londrina - 07/11/2008 -- 20:29
Imprimir Comunicar erro mais opções

As lesões de menisco podem ser divididas em traumáticas, degenerativas e trauma sobre menisco degenerado. A melhor forma de diferenciar estas lesões e orientar o tratamento, além da história e exame físico, é fazer a ressonância nuclear magnética.

As lesões traumáticas, em geral, ocorrem em pessoas jovens e adultos até 45-50 anos de idade. São causadas por entorses ou movimentos bruscos do joelho, causando dor e edema, às vezes com bloqueio. Estas lesões são, na maioria das vezes, cirúrgicas, pois o menisco tem baixo potencial de cicatrização.

As lesões degenerativas são causadas pelo envelhecimento do menisco. Ele perde a sua configuração original e pode causar dor ou não. Em geral é associado à artrose do joelho, podendo ser difícil diferenciar a causa da dor.

O tratamento para estas lesões nem sempre é cirúrgico, pois um tratamento com medicação e fisioterapia pode controlar a dor. Na cirurgia para este tipo de lesão devemos tomar cuidado, já que existe o risco de retirada de muito tecido danificado, o que pode causar mais lesão ao joelho do paciente (necrose avascular).

Os traumas agudos sobre meniscos degenerados são lesões novas sobre um menisco que já não tem sua estrutura preservada. Em geral são lesões complexas que causam dor forte, edema e dificuldade para realizar atividades antes fáceis. O trauma não precisa ser forte, podendo apenas ser uma pisada em falso, um tropeção, um degrau, entre outros. O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico, devendo ser avaliado o grau de dor, artrose e função do joelho antes.

Marcus Vinícius Danieli, ortopedista
PUBLICIDADE
TOP DO BONDE
PUBLICIDADE
 
Hospedado pela: