Bonde - O Maior Portal do Paraná
Terça-feira, 21 de Abril de 2015 Bem-vindo usuário!     Faça login ou cadastre-se.
Google + Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube Pagina inicial RSS Mapa do Site Duvidas
Saúde

O que causa a trombose e quais os riscos para a saúde?

Apesar de todo o desconforto que uma trombose venosa causa, mais preocupantes são as complicações decorrentes desta

Suas dúvidas - Folha de Londrina - 20/02/2009 -- 09:36
QR CODE
Facebook
Twitter
Google +
Enviar a noticia por email
Surgerir Pauta
Imprimir
Comunicar erro
mais opções

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença caracterizada pela formação de trombos nas veias do sistema venoso profundo da perna. A trombose venosa é a transformação do sangue fluido em uma massa gelatinosa, que causa obstrução da veia.

A trombose venosa é considerada uma doença multifatorial, em que fatores genéticos interagem entre si com fatores ambientais. Os principais motivos de risco para o desenvolvimento da trombose venosa profunda são: idade acima de 40 anos, gravidez e puerpério, anticoncepcional e reposição hormonal, cirurgia, trauma, infecção e câncer. As pessoas internadas têm mais chance de desenvolver trombose venosa profunda, principalmente aquelas que serão submetidas a algum procedimento cirúrgico.

Apesar de todo o desconforto que uma trombose venosa causa, mais preocupantes são as complicações decorrentes desta. Quando o trombo se desprende, ele migra até o pulmão, causando a embolia pulmonar. Nos EUA, a embolia pulmonar é responsável por 200 mil mortes por ano, e na União Européia os dados são semelhantes.

A trombose venosa profunda continua sendo ainda uma doença muito negligenciada no cenário clínico atual. Um dos maiores estudos (estudo ENDORSE) sobre a prevenção da trombose venosa profunda foi realizado em 32 países e mostrou que somente 50% de todos os pacientes internados receberam os cuidados adequados para evitar a trombose venosa profunda. Todos os pacientes devem ser avaliados pelo cirurgião vascular e devem ser estratificados quanto ao risco de trombose venosa profunda.

Fernando Thomazinho, médico vascular
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 21/04/2015 10:44
 
PUBLICIDADE