O que causa a trombose e quais os riscos para a saúde?

Apesar de todo o desconforto que uma trombose venosa causa, mais preocupantes são as complicações decorrentes desta

Suas dúvidas - Folha de Londrina - 20/02/2009 -- 09:36
Imprimir Comunicar erro mais opções

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença caracterizada pela formação de trombos nas veias do sistema venoso profundo da perna. A trombose venosa é a transformação do sangue fluido em uma massa gelatinosa, que causa obstrução da veia.

A trombose venosa é considerada uma doença multifatorial, em que fatores genéticos interagem entre si com fatores ambientais. Os principais motivos de risco para o desenvolvimento da trombose venosa profunda são: idade acima de 40 anos, gravidez e puerpério, anticoncepcional e reposição hormonal, cirurgia, trauma, infecção e câncer. As pessoas internadas têm mais chance de desenvolver trombose venosa profunda, principalmente aquelas que serão submetidas a algum procedimento cirúrgico.

Apesar de todo o desconforto que uma trombose venosa causa, mais preocupantes são as complicações decorrentes desta. Quando o trombo se desprende, ele migra até o pulmão, causando a embolia pulmonar. Nos EUA, a embolia pulmonar é responsável por 200 mil mortes por ano, e na União Européia os dados são semelhantes.

A trombose venosa profunda continua sendo ainda uma doença muito negligenciada no cenário clínico atual. Um dos maiores estudos (estudo ENDORSE) sobre a prevenção da trombose venosa profunda foi realizado em 32 países e mostrou que somente 50% de todos os pacientes internados receberam os cuidados adequados para evitar a trombose venosa profunda. Todos os pacientes devem ser avaliados pelo cirurgião vascular e devem ser estratificados quanto ao risco de trombose venosa profunda.

Fernando Thomazinho, médico vascular
PUBLICIDADE
TOP DO BONDE
PUBLICIDADE
 
Hospedado pela: