Bonde - O Maior Portal do Paraná
Segunda-feira, 21 de Abril de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
27º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Saúde
17/11/2008 -- 21h45

Em quanto tempo o corpo elimina o álcool consumido?

Sua Saúde/Folha de Londrina
QR:
 

Se eu consumir álcool até as 23 horas, e no dia seguinte, por volta das 7 horas, eu for parado em uma blitz e tiver de fazer o teste do bafômetro, correrei o risco de sofrer punição?

Após a ingestão de uma bebida alcoólica, o tempo em que o álcool ficará circulando no sangue dependerá de algumas variáveis: tipo de bebida (cerveja, vinho, destilado), quantidade, tempo de ingestão (se ingeriu a bebida de forma rápida ou lentamente), peso da pessoa, sexo e existência de problemas de saúde (principalmente doenças no fígado).

O tempo de absorção do álcool também dependerá da presença ou não de alimentos no estômago. Assim, uma mesma quantidade de bebida alcoólica ingerida, por exemplo, por uma mulher magra, após a refeição, levará a níveis sanguíneos diferentes se esta mesma quantidade for ingerida por um homem de 70 kg, em jejum.

Não existe uma fórmula única que indique com precisão níveis de alcoolemia e velocidade de eliminação do álcool do organismo.

De maneira geral, em um homem de 70 kg, que toma uma lata de cerveja, ou um copo de vinho, ou uma dose de aguardente, os níveis sanguíneos de álcool vão se elevando de 15 minutos até 1 hora, quando atingirão o pico máximo. Seu organismo vai demorar mais uma hora para eliminar esta quantidade de apenas uma dose de bebida.

Assim, esta pessoa deveria esperar no mínimo duas horas antes de dirigir. Quantidades maiores, consequentemente, levam a maiores níveis de álcool no sangue, com necessidade de maior tempo para ser eliminado.

Se o indivíduo tomar duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, deverá esperar de quatro até sete horas para dirigir. O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora.

Estados severos de embriaguez podem corresponder a quantidades de álcool no sangue que necessitem de 10 a 12 horas para ser eliminadas. Principalmente se a pessoa já apresentar algum grau de dano hepático, quando a eliminação do álcool ingerido será ainda mais lenta.

Pedro Humberto Perin Leite, especialista em gastroenterologia
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 20/04/2014 23:22
PUBLICIDADE
Carregando ...
 
PUBLICIDADE