Bonde - O Maior Portal do Paraná
Terça-feira, 30 de Setembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Saúde
11/10/2010 -- 19h12

É possível 'consertar' as pernas tortas?

Problema normalmente tem origem genética, mas pode ser agravado pela má postura

Sua Saúde - Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.

As pernas rodadas para dentro, de uma maneira geral, refletem um problema passado dos pais para os filhos (origem genética), o que pode ser piorado com algumas posturas durante o período de crescimento (como, por exemplo, sentar entre as pernas).

Também é mais comum aparecerem casos em mulheres devido à anatomia óssea feminina. Em geral, o que está rodado para dentro é o quadril e a coxa. A perna, para compensar, faz uma rotação para fora (externa), o que faz com que a inserção do tendão patelar também rode para fora, causando um aumento da pressão na articulação da patela no joelho, e resultando em dores.

Outra causa pode ser a frouxidão dos ligamentos com pés chatos, que faz o mesmo processo nos joelhos.

Para tratar este problema, em geral, o mais indicado é a fisioterapia, na qual serão usados aparelhos para garantir o alívio da dor, o fortalecimento dos músculos rotadores externos do quadril, dos mediais da coxa e o alongamento, além de trabalhar a postura global da pessoa.

Em alguns casos, em que o excesso de desvio das pernas pode levar a outras doenças, por ser muito grave, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, mas isso é raro e efetuado somente em último caso, pois é um procedimento muito agressivo e com resultados não tão satisfatórios.

Marcus Vinícius Danieli, ortopedista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 30/09/2014 14:40
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE