Bonde - O Maior Portal do Paraná
Domingo, 20 de Abril de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
27º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Saúde
09/09/2009 -- 22h22

Quais os benefícios do chá de Espinheira Santa?

A planta é conhecida no mundo médico desde 1922, pelos trabalhos de Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná

Sua Saúde-Folha de Londrina
QR:
 
Reprodução
As folhas frescas ou secas da planta são usadas para chá-infusão.

A Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta da família celastraceae, nativa da América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e região Sul do Brasil, até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Árvore perene, de clima subtropical a temperado, ocorre em formações florestais ao longo de cursos de água de São Paulo ao Rio Grande do Sul, Paraguai, Uruguai e Argentina.

É utilizada pelos índios brasileiros e paraguaios como remédio antitumor, e na Argentina como anti-asmático e anti-séptico. A planta é conhecida no mundo médico desde 1922, pelos trabalhos de Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná.

A Espinheira Santa é normalizadora das funções gastrointestinais, especialmente como protetora de mucosa (efeito anti-úlcera), gastralgias inespecíficas (azia, gastrites), dispepsias (má digestão), hipotonias intestinais, tonificante, laxante suave, cicatrizante de uso tópico.

As folhas frescas ou secas da planta são usadas para chá-infusão (de 10 a 30 g/L de água dá o equivalente a 3 a 4 xícaras/dia);

Pode ser usada pelo tempo que se fizer necessário, pois não há efeitos colaterais nas referências da literatura consultada. As contra-indicações são o uso durante a gravidez e a lactação.

É bom lembrar que as informações aqui contidas têm apenas a finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

Rui Cépil Diniz, médico fitoterapeuta
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 20/04/2014 15:22
PUBLICIDADE
Carregando ...
 
PUBLICIDADE