Bonde - O Maior Portal do Paraná
Saúde
10/09/2009 -- 21h56

A restrição do arroz para quem tem triglicérides altos

O abuso de carboidratos proporciona a elevação das taxas de triglicerídeos. Isso ocorre porque quando temos uma oferta calórica excessiva

Sua Saúde-Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.
Reprodução
Reprodução
A dieta é o passo inicial no tratamento e se baseia principalmente na redução da ingestão de carboidratos simples (mel, açúcar, geléias, bolos).

Tenho triglicérides alto e por isso posso consumir somente duas colheres de arroz ao dia. Se eu modificar a dieta, substituindo o arroz branco pelo integral, terei de manter a restrição?

A hipertrigliceridemia é um distúrbio que se caracteriza pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicerídeos, o que pode formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associada a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo.

A obesidade, o estresse, a ingestão de álcool, as dietas com alto teor de gordura e doces e a gravidez, dentre outros fatores, podem aumentar os níveis sangüíneos de triglicerídeos.

O abuso de carboidratos (especialmente os chamados carboidratos simples, os açúcares) proporciona a elevação das taxas de triglicerídeos. Isso ocorre porque quando temos uma oferta calórica excessiva (pela ingestão exagerada desses alimentos energéticos) existe uma maior formação de ácidos graxos no sangue.

O consumo de bebidas alcoólicas também proporciona o aumento dos triglicerídeos sangüíneos, visto que o álcool detém grande densidade calórica e é de rápida absorção, portanto, também leva à maior liberação de ácidos graxos no sangue.

A dieta é o passo inicial no tratamento e se baseia principalmente na redução da ingestão de carboidratos simples (mel, açúcar, geléias, bolos). Devemos controlar a ingestão de arroz, batata, derivados do trigo, principalmente em casos de obesidade.

Basicamente, a dieta deverá ser rica em frutas, vegetais e legumes, evitando-se os açúcares, bebidas alcoólicas, gorduras saturadas (manteiga, leite integral, queijos amarelos, pele de aves, embutidos em geral). Incluir apenas uma porção moderada de um tipo de carboidrato (arroz, batata, massa, farinha, pão) em cada uma das refeições principais, preferindo os integrais, pois são ricos em fibras e as fibras encontradas nas verduras, legumes fibrosos, frutas com casca e bagaço e cereais integrais contribuem para reduzir a absorção intestinal de gorduras. Portanto, existe vantagem no uso do arroz integral em detrimento do arroz polido (branco).

Beatriz L. V. Ulate, nutricionista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 28/08/2014 23:33
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE