Bonde - O Maior Portal do Paraná
Saúde
12/04/2011 -- 15h25

O que ocasiona dor de cabeça ao acordar?

Problemas na articulação mastigatória geralmente são as causas mais comuns do mal estar

Saúde - Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A dor ao acordar pode ser cefaleia ou dor facial associada a distúrbios do crânio, pescoço e nas articulações craniomandibulares, músculos mastigatórios e outras estruturas craniofaciais. Em termos práticos, isso pode ser causado pelo uso de força excessiva na mastigação ou também pelo bruxismo, que é o apertar ou ranger os dentes durante o sono ou até mesmo de dia.

Essas disfunções são muito mais comuns do que a maioria das pessoas imagina, ainda mais na sociedade moderna. A maioria está relacionada a estados de estresse emocional, ansiedade, tensão e depressão. Isso se traduz em uma psicossomatização: o aperto dentário é consequência inconsciente desse quadro emocional.

Quando o problema tem como causa anormalidades na mastigação, o responsável pelo tratamento é o ortodontista. No entanto, um diagnóstico correto é multidisciplinar, logo é necessário que o paciente consulte também profissionais como médicos do sono, neurologistas e fonoaudiólogos.

Pode ser necessária terapia ortodôntica, mioterápica (reeducação dos comportamentos tensionais da musculatura facial e mastigatória) ou de órteses, que é o nome correto para as popularmente conhecidas ''placas de mordida'', que só devem ser empregadas após um rigoroso diagnóstico.

Em geral, nesses casos a cefaleia é causada pelo uso de muita força na área mastigatória. Prova disso é que o tratamento ortodôntico adequado pode mostrar claramente um quadro de melhoras nos sintomas.

Gerson Köohler - especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (Curitiba)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 02/09/2014 13:35
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE