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Saúde
15/07/2010 -- 19h17

Consumir carne de soja todos os dias é saudável?

Não há estudos de longo prazo que demostrem a segurança do grão para crianças pequenas

Sua Saúde - Folha de Londrina
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Entre os alimentos funcionais - aqueles que além de nutrir ajudam a prevenir doenças - a soja talvez seja a maior vedete. Ingrediente da dieta oriental há milhares de anos, muitos são os ocidentais que vêm driblando o sabor pouco familiar para se beneficiar de todas as vantagens atribuídas à leguminosa: alto teor de proteína e fibras, alívio para os sintomas da menopausa, redução do colesterol ruim, prevenção contra a osteoporose e contra alguns tipos de câncer.

No entanto, autoridades e sociedades médicas de países como Inglaterra, Canadá, França e Nova Zelândia recomendam cautela, por exemplo, ao alimentar bebês com fórmulas à base de soja. A presidente do departamento de nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Roseli Sarni, afirmou que estes pesquisadores alegam que não há estudos de longo prazo que mostrem a segurança desses produtos para crianças pequenas, devido à presença da isoflavona (substância semelhante ao hormônio feminino estrógeno), e não se sabe os efeitos que esta substância teria em um sistema reprodutivo imaturo como o da criança.

Estudos também vêm mostrando que a soja interfere na produção do hormônio tiroxina (da tireóide), e que pode, por isso, não ser indicada para quem tem predisposição genética ao hipotireoidismo.

Isso por causa de compostos antinutricionais, que dificultam a absorção de minerais como ferro, zinco e cálcio. Quando a soja é cozida ou processada industrialmente, uma parte destes componentes é eliminada. Pesquisadores brasileiros afirmam que não há 100% de inativação, e o pouco que fica poderia então comprometer a absorção, principalmente em pessoas suscetíveis, como crianças, gestantes e idosos.

A dose considerada segura por alguns pesquisadores é de até 50 mg de isoflavona por dia, o necessário para trazer benefícios ao colesterol. Isso equivale aproximadamente a 200 mg de tofu, 500 ml de leite de soja ou menos de 50 g do grão torrado.

Beatriz L. V. Ulate, nutricionista
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