Bonde - O Maior Portal do Paraná
Terça-feira, 21 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
31º / 21º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Saúde
14/01/2011 -- 15h48

Saiba o que norteia o desejo sexual do pedófilo

Comportamento é direcionado durante convívio social na infância e confirmado na adolescência

QR:
Add to Flipboard Magazine.

O desejo sexual é parte importante das funções biológicas do animal humano. É por meio da expressão do desejo sexual que o ser humano foi capaz de sobreviver enquanto espécie animal. O desejo permite a reprodução, mas também se dirige a outros aspectos, como a sexualidade.

O ser humano nasce com desejo sexual, mas a direção deste desejo é determinada pela interação com o grupo social imediato nos primeiros anos de vida e confirmado na adolescência, raramente mudando ao longo da vida.

Um pedófilo é quem se excita e deseja sexualmente crianças ou adolescentes. Porém existem os que têm este comportamento de modo situacional, por razões mais sociais do que de personalidade. E existem abusadores sexuais, que são produzidos socialmente, e que abusam por razões diferentes das do pedófilo.

Uma parte é estatisticamente fácil de reconhecer: a maioria dos pedófilos e outros abusadores sexuais de crianças foi também abusada sexualmente na infância, aprendeu como fazer e com quem fazer sexo para obter prazer sexual. Esta é a forma de aprendizado mais comum na espécie humana. Aprendemos com nossos pais como interagir, que tipo de pessoa buscar, como se relacionar. Imitamos, assim aprendemos.

A segunda parte diz respeito ao indivíduo que assimila ou não as coisas que a ele são apresentadas desde o nascimento. Isto explica a razão pela qual alguns pedófilos não têm histórico de abuso sexual, mas sentem-se atraídos por crianças por terem associado o bem estar e o prazer erótico com determinadas crianças de determinada idade quando também eram crianças.

Assim temos duas vertentes para dedicar a atenção e melhorar as condições de vida no futuro: precisamos ajudar adultos a desenvolverem a expressão do desejo sexual de modo socialmente conveniente. Isso significa dar tratamento psicológico e melhorar a socialização de adultos que têm desejos sexuais errôneos de acordo com a norma social.

Para as crianças, precisamos estar atentos e ser bons exemplos de como os relacionamentos afetivos e sexuais em adultos devem ocorrer, e estar atentos para as formas de expressão do desejo sexual de crianças. No caso de situações anormais, a psicoterapia será o caminho para que elas recuperem a forma de agir que a cultura considera melhor para todos.

Oswaldo M. Rodrigues Jr. - Psicoterapeuta Sexual (Instituto Paulista de Sexualidade São Paulo)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 21/10/2014 07:42
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE