Em que momento o recém-nascido começa a enxergar?

O bebê começa a perceber luz e vultos e, progressivamente, vai melhorando a visão durante os primeiros seis meses de vida

Sua Saúde - Folha de Londrina - 13/09/2012 -- 14:51
Imprimir Comunicar erro mais opções

O recém-nascido percebe luz e vultos, e sua visão melhora progressivamente nos primeiros 6 meses de vida. Inicia com visão para perto, aos 3 meses consegue fixar objetos e já percebe algumas cores, entre 6-9 meses apresenta movimentos coordenados dos olhos e percepção de cores mais desenvolvida, e aos 3-4 anos a visão é semelhante à do adulto, mas pode ser estimulada até os 6-7 anos de idade.

Os cuidados com a visão devem ter início no pré-natal de toda gestante, pesquisando doenças como rubéola, toxoplasmose, sífilis e outros problemas que podem comprometer a visão da criança. O teste do reflexo vermelho (ou teste do Olhinho) é feito em recém-nascidos e pode detectar alterações que causem obstrução no eixo visual e outros problemas cuja identificação precoce possibilita o tratamento e o desenvolvimento normal da visão.

Os pais têm papel fundamental na observação do comportamento visual da criança e no encaminhamento para exame oftalmológico. Em casa, as mães podem fazer um teste com as crianças: colocar objetos no chão, fechar um olho da criança e observar se ela pega os objetos, se brinca etc. A reação em ambos os olhos deverá ser a mesma, ao ocluir um olho e, depois de 5 minutos, o outro. Após os 3-4 anos de idade, quando a criança já estiver informando formas e figuras, a visão pode ser medida com uma tabela apropriada.

Não há idade fixa para ir ao oftalmologista. O recomendável é examinar a criança com cerca de 4 anos ou a qualquer momento, se for detectada alguma anomalia ocular ou em seu comportamento.

Erika Hoyama, oftamologista (Londrina)
PUBLICIDADE
TOP DO BONDE
PUBLICIDADE
 
Hospedado pela: