Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
27º / 19º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
BondeNews
17/03/2014 -- 10:22

Doleiro de Londrina é preso em operação da Polícia Federal

Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

O doleiro Alberto Youssef foi preso nesta segunda-feira (17) em São Luís (MA). O empresário de Londrina é suspeito de liderar uma organização criminosa responsável por lavagem de dinheiro. Os bens dele, entre eles o Hotel Blue Tree, no centro da cidade, foram sequestrados pela Justiça.

Divulgação / PF
Divulgação / PF


Youssef foi detido na Operação Lava-Jato, deflagrada hoje pela Polícia Federal. A operação contou com a participação de aproximadamente 400 policiais federais, que deram cumprimento a 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva.



Foram cumpridas também ordens de sequestro de imóveis de alto padrão, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias.

Divulgação / PF
Divulgação / PF - Cofre apreendido pela Polícia Federal em Londrina
Cofre apreendido pela Polícia Federal em Londrina


Segundo a PF, os quatro grupos investigados registraram comunicações de operações financeiras atípicas num montante que supera os R$ 10 bilhões. Os presos são alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil.

Divulgação / PF
Divulgação / PF


Eles são responsáveis pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros.

Divulgação / PF
Divulgação / PF


Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Estado do Paraná. As buscas foram feitas em em 17 cidades: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Foz do Iguaçu, São Paulo, Mairiporã (SP), Votuporanga (SP), Vinhedo (SP), Assis (SP), Indaiatuba (SP), Brasília, Águas Claras (DF), Taguatinga Norte (DF), Porto Alegre, Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro e Cuiabá.

Divulgação / PF
Divulgação / PF


A PF deve divulgar detalhes sobre a operação durante o tarde.

Divulgação / PF
Divulgação / PF


Doleiro de Londrina

Alberto Youssef já foi preso outras vezes acusado de envolvimento em vários crimes, entre eles o de ser responsável por dezenas de contas fantasmas para enviar dinheiro de origem ilícita para fora do país. O doleiro foi investigado por intermediar esquemas de corrupção nas prefeituras de Londrina e Maringá, de 1996 a 1999, e sonegação, nesse mesmo período, de cerca de R$ 118 milhões em impostos por intermédio de sua empresa. Ele também foi alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado.

O empresário tem residência fixa em Londrina.

Blue Tree

A Blue Tree Hotels, administradora do Blue Tree Towers Londrina, enviou uma nota ao Bonde na tarde desta segunda-feira (17) para esclarecer que o empreendimento, "composto por um pool hoteleiro e com diversos investidores como proprietários, permanece funcionando normalmente".

O grupo também nega que "houve o sequestro do hotel em ação da Polícia Federal". "E sim apenas uma requisição de documentos, devidamente fornecidos", alegou a empresa na nota.

"Ressaltamos mais uma vez que a Blue Tree Hotels é somente a administradora da unidade. A empresa não possui qualquer vínculo com o objeto da investigação em questão e se mantém disposta a colaborar no que for necessário", concluiu.

(Atualizado às 14h53)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 26/11/2014 23:52
PUBLICIDADE
BONDENEWS
Você acredita que o Londrina supera o Anapolina e conquista a vaga na Série C?
Não
Sim
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE