Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
31º / 19º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Casa e Decoração
10/01/2012 -- 11h25

Veja como resolver o problema dos ambientes estreitos

Arquitetas sugerem soluções simples, mas com resultados que chamam a atenção e trazem conforto

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A falta de terreno para construção é algo comum, principalmente nos grandes centros urbanos. A consequência é o aumento considerável de prédios. E quem mora em apartamento sabe que espaço é privilégio de poucos. Muitos, inclusive, possuem layouts bem estreitos, característica forte especialmente na cozinha e que pode causar certo desconforto e até mesmo pânico.

As profissionais da VS Design, Fabiana Visacro e Laura Santos, comentam as dificuldades em projetar a decoração nesse tipo de ambiente. "Em espaços compactos, o primeiro desafio é conjugar desejos e necessidades do cliente à realidade arquitetônica, com suas limitações. Alguns pontos são considerados primordiais para a elaboração de um projeto como a circulação de ar". Segundo a arquiteta Marina Dubal, ambientes estreitos são projetados para receber móveis sob medida. Além disso, pode-se aproveitar a espessura de paredes para criar armários interessantes como cristaleiras.



Reprodução
Reprodução



Banheiro e a cozinha

As profissionais lembram que o banheiro e a cozinha geralmente ganham atenção redobrada, pois além de geralmente estreitos, nem sempre recebem iluminação natural adequada. "Como solução para esse problema, pode-se criar ambientes monocromáticos para eliminar a sensação de divisão. Já a valorização da iluminação natural, pode ser obtida com o uso de persianas mais finas ou de materiais refletores, como o vidro e espelhos em portas de armários ou revestimentos de paredes. A abertura de vãos também é um bom artifício para clarear o ambiente", ensinam Fabiana e Laura.

Para aumentar a sensação de profundidade, Marina sugere boas opções: "Os espelhos ajudam e podem variar no tom bronze ou grafite, além do prata. Na cozinha, o revestimento da parede com vidro cria reflexo e uma sensação de maior profundidade bem interessante". Mas se o assunto é a iluminação artificial as luminárias faceadas no gesso são ideiais, pois cumprem bem sua função sem intereferir no teto. Além disso, os efeitos de luz e sombra devem ser evitados.



Divulgação
Divulgação



Outras boas soluções são armários aéreos com portas de correr espelhadas. "Eles possuem profundidade de 20 cm e permite que suas prateleiras internas sejam dispostas de acordo com a necessidade do proprietário. As listras também caem bem em espaços estreitos. Quando aplicadas nas paredes favorecem a dimensão do ambiente. As listras verticais alongam o pé-direito", recomendam Laura e Fabiana.

Para que ambientes estreitos se tornem mais aconchegantes, as cores quentes e fortes são excelentes opções. "Elas são ideais para aquecer ambientes. O tapete também é um ótimo recurso para tornar o local mais acolhedor. A melhor forma de uso é cobrindo praticamente todo o piso para não gerar a idéia de divisão", ressaltam as profissionais. (Fonte: Mão Dupla/Hagah)

Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 30/10/2014 09:48
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE