Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 03 de Setembro de 2015 Bem-vindo usuário!     Faça login ou cadastre-se.
Google + Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube Pagina inicial RSS Mapa do Site Duvidas

Planejamento amplia o espaço da área de serviço

Armários embutidos, nichos e gavetões vieram para pôr ordem em ambientes visualmente poluídos por objetos, vassouras e roupas

Redação Bonde - 20/12/2010 -- 12:36
QR CODE
Facebook
Twitter
Google +
Enviar a noticia por email
Surgerir Pauta
Imprimir
Comunicar erro
mais opções

Se antes elas ficavam em segundo plano frente ao crescente requinte das cozinhas, agora as áreas de serviço surgem em projetos mais elaborados, aliando funcionalidade e beleza.

Armários embutidos, nichos e gavetões vieram para pôr ordem nos produtos de limpeza, objetos, vassouras e roupas sujas que geralmente se concentram em um só canto. Para isso, vale deixar tudo à mostra e organizado graças aos visores transparentes, ou até mesmo ocultar tudo, como a tábua de passar.

Reprodução
Reprodução


Revestimentos práticos e acabamentos com materiais de fácil manuntenção vão ao encontro da tendência de ampliar a lavanderia, integrando a cozinha ao resto da casa. Entretanto, para que o espaço seja realmente útil, é necessário planejamento: desde a escolha do piso - porcelanato, cerâmica, cimento queimado, entre outros - até o design dos móveis.

Como as áreas dos imóveis estão cada vez menores, a maior prejudicada quase sempre é a área de serviço. Por isso selecionamos algumas dicas de como racionalizar o uso do pouco espaço nestes ambientes. Confira:

Isole o ambiente

Apesar de ser uma recomendação quase impossível para os projetos dos apartamentos atuais, o ideal é que a lavanderia não fique grudada na cozinha, para que as roupas lavadas não fiquem com cheiro de comida. Se este for o caso, coloque uma porta entre a cozinha e a lavanderia.

Escolha o piso adequado

Escolha pisos resistentes à água e deixe uma base de alvenaria de aproximadamente 10 centímetros para os armários que estiverem próximos ao chão. Assim, eles não estragam com a umidade.

Verifique a ventilação

Reprodução
Reprodução


A área deve ser muito bem ventilada para que as roupas possam secar bem. Para isto, a presença de uma boa janela é fundamental, pois ela garante ventilação e iluminação natural. Certifique-se de que o varal fique bem perto da janela. Planeje uma janela que tenha um tamanho igual à pelo menos um quinto do total da área de serviço.

Verifique a iluminação

Use lâmpadas fluorescentes, pois iluminam melhor e não esquentam.
Certifique-se que o tanque, a máquina de lavar e de secar e a tábua de passar roupa recebam boa iluminação.

Ao planejar a área de serviço, lembre-se de colocar uma tomada para cada eletrodoméstico. Não sobrecarregue a parte elétrica utilizando adaptadores de tomada. O ideal é já pensar na disposição dos aparelhos antes de começar a construção. Se já tem uma lavanderia com tomadas insuficientes e mal distribuídas, chame um eletricista.

Deixe as áreas de passagem livres

Coloque ganchos para pendurar as vassouras e rodos;

Coloque os cestos de roupas, material de limpeza e baldes em armários;

Instale prateleiras caso não tenha armários suficientes;

Reprodução
Reprodução


Deixe os armários, máquinas e o tanque encostados na parede para não atrapalhar a movimentação no ambiente;

A tábua de passar roupa deve ser do tipo que pode ser recolhida quando não está sendo usada, para não ocupar espaço;

Os varais internos também devem ser do tipo suspenso.

Organize os objetos de modo prático

Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas e utilize um organizador suspenso, perfeito para separar e organizar as roupas secas a serem passadas.

Existem também suportes para pendurar o ferro e a tábua de passar juntos, assim ficam em um só lugar e ocupam menos espaço.

O ideal quando for guardar os produtos de limpeza é já deixá-los organizados por tipo e utilização: detergentes, limpeza pesada, etc.

Reprodução
Reprodução


Na ausência de ármários planejados, use cestos para organizar os objetos que ficariam soltos nas prateleiras. Além de deixar a área mais organizada, eles conferem um charme especial ao ambiente;

Você também pode aproveitar o espaço para ter uma pequena lixeira para coleta seletiva e fazer com que todos da casa separem os itens que vão para reciclagem; hoje há modelos modernos que combinam com diversos ambientes da casa.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 03/09/2015 11:16
 
PUBLICIDADE