Bonde - O Maior Portal do Paraná
Domingo, 23 de Novembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 21º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Casa e Decoração
03/02/2010 -- 15:21

Salve suas plantas de pragas com inseticidas naturais

Receitas caseiras ajudam a eliminar as doenças mais comuns de plantas de jardim

Redação Bonde com Iapar
QR:
Add to Flipboard Magazine.

Se sua plantinha está sofrendo com a infestação de pulgões ou outras pragas nocivas, é hora de tomar providências, pois uma infestação pode matar sua planta. É preciso verificar o que está propiciando o surgimento das pragas. Na maioria das vezes elas atacam quando há um desequilíbrio ecológico ou térmico no sistema onde a planta está inserida ou ainda por excesso ou escassez de água ou adubo ou insolação inadequada.

Entre as pragas mais comuns dos jardins, estão os pulgões, cochonilhas, formigas, percevejos, tatuzinhos, lagartas, lesmas e caracóis. Estes insetos devem ser eliminados rapidamente pois mastigam as folhas, sugam a selva das plantas, espalham toxinas e transmitem doenças.

Existem diversas soluções para eliminar estas pragas. Veja a seguir algumas receitas caseiras - opções naturais de controle.

Macerado de alho
Esmague 10 dentes de alho em 2 litros de água e deixe descançando por treze dias. Misturar em 20 litros de água e pulverizar nas plantas atacada por pulgões.

Camomila
Fazer um chá com as flores da camomila e aplicar nas plantas. Serve como estimulante para plantas fracas. Combate várias doenças.

Coentro
Bater 200 gramas de folhas de coentro no liquidificador com 1 litro de água e pulverizar as plantas. Combate ácaros (pequenos aracnídeos - da família da aranha) e pulgões (são insetos muito pequenos, geralmente sem asas, com 1 a 5 milímetros – atacam principalmente couves e repolhos).

Eucalipto
Coloque algumas folhas de eucalipto no recipiente para evitar insetos em grãos armazenados.

Manjericão
Esmagar 100 gramas de folhas de manjericão em 1 litro de água e aplicar. Serve como inseticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlar algumas doenças.

Previna

O melhor remédio é a prevenção. Folhas velhas e restos de culturas são os locais preferidos dos insetos - pragas. Não deixe esses materiais amontoados na horta: incorpore-os ao solo ou use–os no composto. As informações são do Instituto de Pesquisa do Paraná (Iapar).
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 23/11/2014 20:50
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE