Bonde - O Maior Portal do Paraná
Segunda-feira, 21 de Abril de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
27º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Casa e Decoração
19/01/2012 -- 09h33

Seu banheiro é pequeno? Saiba como aumentá-lo sem reforma

Seis truques para não precisar quebrar nada – e um para quem está com disposição de reformar

Redação Bonde
QR:
 

Foi-se o tempo em que era comum as casas e apartamentos serem grandes e com muitos cômodos. É uma tendência cada vez maior dispor de pouco espaço, ainda mais no banheiro, que é tradicionalmente o menor cômodo do lar.

No entanto, um banheiro minúsculo pode ser um aperto e tanto, não só nos momentos de ‘aperto’, mas principalmente na hora do banho do bebê, de trocar de roupa ou receber visitas. Um romântico banho a dois, então, nem pensar nesses casos! Por isso, alguns truques práticos podem 'aumentar' o banheiro, sem reformas ou quebra-quebra. Confira as dicas:

Luz: a primeira dica é a que menos pesa no bolso. A luz ajuda aumentar a sensação de amplitude através da claridade, no caso de pouca luz o espaço se torna escuro e menor. A iluminação indicada é aproveitar o máximo da luz natural através de vidros e janelas. Na hora de escolher as lâmpadas, vale apostar nas amarelas. Elas são bem menos econômicas, mas o banheiro é o lugar que demanda que sejam acesas poucas vezes. O uso de lâmpadas de cor amarela traz mais aconchego e a sensação da luz natural do sol.



Reprodução



Paredes: há mais saídas além do branco, que dá sensação de amplitude, pois os, beges e tons pastéis também refletem luz, fazendo o cômodo parecer maior. Você também pode usar cores quentes e frias, desde que seja em tons claros. Para quebrar o tom neutro, você pode colocar uma parede com cor. Mas escolher a parede certa para colocar a cor é importante se o lavabo é colorido, opte por deixar a parede que fica atrás dele colorida, e vice-versa.

Mais curvas: escolher elementos de decoração arredondados não só aumenta a sensação de espaço. A falta de quinas realmente libera alguns centímetros de passagem, além de evitar acidentes desagradáveis.

Menos é mais: atualmente, é fácil encontrar bons modelos de vaso sanitário e pias mais compactos, ideais para ambientes pequenos. E pense bem antes de comprar uma banheira ou hidro, que ocupar até cinco vezes mais espaço que um chuveiro. Para o box, uma porta transparente ajudará a não dividir o ambiente, o que o deixa ainda menor.



Reprodução



Armários: pense se ter uma armário é realmente essencial. Muitas das coisas que guardamos no banheiro podem ser colocadas em outro cômodo, como estoque de cosméticos, remédios e maquiagens. Para liberar espaço, use prateleiras ou nichos e deixe só o essencial à mão. Mas não se esqueça de reservar um lugarzinho para o pacote de papel higiênico! Lembra dos antigos suportes que se encaixam nas portas? São ótimos para pendurar as toalhas e deixar as paredes livres.

Espelhos: uma dica bacana é sempre usar espelhos, pois além de funcionais e indispensáveis no banheiro, eles dão ilusão de aumento do espaço. Uma ideia inovadora é forrar a porta do banheiro com espelho. Caso queira colocar um espelho na parede, opte por deixá-lo em uma posição que reflita a janela.



Reprodução



Para quem vai reformar: todas as dicas acima continuam válidas e mais uma, em relação ao piso. Fica também a regra das cores claras. Além disso, escolher os pisos de acabamento brilhante, que refletem a claridade da iluminação, também ajuda a aumentar o ambiente.

Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 21/04/2014 11:22
PUBLICIDADE
Carregando ...
 
PUBLICIDADE