Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quarta-feira, 29 de Julho de 2015 Bem-vindo usuário!     Faça login ou cadastre-se.
Google + Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube Pagina inicial RSS Mapa do Site Duvidas
Casa e Decoração

Ideias para projetar um jardim em pequenos espaços

Com criatividade e disposição é possível tranformar aquele canto vazio em um valioso jardinzinho

Redação Bonde - 17/06/2011 -- 12:35
QR CODE
Facebook
Twitter
Google +
Enviar a noticia por email
Surgerir Pauta
Imprimir
Comunicar erro
mais opções

Para quem tem pouco espaço e sonha com um belo jardim dentro de casa, a arquiteta e paisagista Daniela Sedo tem uma boa notícia: é possível sim trazer o verde para perto. Espaços pequenos são perfeitos para usar e abusar de vasos ou jardineiras. "Uma das opções pode ser jardineiras maiores, cobrindo a mureta da varanda, ou menores dependendo do lugar onde ficarão, e também vasos de formatos e tamanhos diferentes. Dependendo do lugar, também é possível criar uma cerca viva ou um painel vertical.", destaca.

Divulgação
Divulgação


Na varanda dá para criar, por exemplo, um deck quadradinho com vasinhos em volta, fazer faixas com pedras de tamanhos diferentes. Complete a decoração usando banquinhos de madeira ou fibra e objetos graciosos. "Hoje em dia, há decks de cerâmica ou placas de concreto, que imitam a madeira. Esses materiais não requerem manutenção, são práticos, bonitos, não desgastam com o tempo, e são produtos ecologicamente corretos e impermeáveis.", aconselha a paisagista.

Divulgação
Divulgação


Dependendo do espaço onde será feito o paisagismo, é possível ter trepadeiras, que florescem e são bonitas; lavanda, que é aquela plantinha com flores roxas e cheiro agradável; e há também o alecrim, uma planta bela e super fácil de cuidar. "O ideal é montar um jardim com plantas fáceis de mexer e cuidar. Vale a pena colocar espécies perenes, que vão ficar lindas o tempo todo e não darão o trabalho de ter que varrer o chão a toda hora para tirar folhas. A manutenção é igual à de jardins externos e internos.", conta Daniela.

Reprodução
Reprodução


Outra opção bacana para espaços menores são os painéis verticais com samambaias, orquídeas (meia sombra), chifres-de-veado (sombra), brinco de princesa e bromélias (sol). "O jardim vertical ou painel vertical é uma peça única, com estrutura singular, que pode ter alguns vasinhos fixados. Para montá-lo é necessário o cuidado para produzir uma uniformidade vegetal onde o principal seja a vegetação, que pode ser uma mescla de espécies.

Mas, antes de escolher o estilo do seu pequeno jardim, é necessário tomar diversas precauções e cuidados. "Inicie preparando os vasos, que devem oferecer condições de drenagem da terra para que a água realmente escoe corretamente. Use uma camada de brita, uma camada de areia, e depois, é só colocar terra bem fofa e macia para que as plantas realmente se desenvolvam rápido. Para cultivar a maioria das plantas, a menor camada de terra é de 50 centímetros, menos que isto é uma forração, indicada apenas para graminha amendoim, gramadinho ou então aquelas bolinhas de buchinho, que vivem sempre daquele tamanho e nunca crescem.", finaliza a paisagista.

*As imagens mostram alguns projetos de Daniela Sedo. Para conferir mais acesse o site www.danielasedo.com.br.


Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 28/07/2015 23:16
 
PUBLICIDADE