Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 24 de Abril de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
25º / 15º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Casa e Decoração
27/08/2012 -- 11h11

Dicas espertas para decorar a casa sem gastar muito

Com dicas fáceis e criativas é possível mudar a decoração de sua casa de forma bonita e barata

Redação Bonde
QR:
 

Quando se fala em decoração, muita gente já pensa que para fazer uma decoração bonita e diferente é preciso gastar muito dinheiro. No entanto, com uma boa dose de criatividade e ótimas dicas, você pode deixar sua casa linda, e o melhor disso: sem gastar muito.

Confira as sugestões da arquiteta Adriana Schardong Lacerda, da Casamarela Arquitetura e Design, para transformar o visual dos cômodos com criatividade e bom gosto.

Reprodução


Brinque com as cores

Destaque uma porta ou a parede da sala com um tom vibrante e alegre, e renove a decoração. Já nos quartos, opte por tonalidades suaves, como lilás e azul claro, que ajudam a relaxar.

Reutilize móveis antigos

Aquele aparador comprado em um brechó ou a mesa herdada dos seus pais ou avós pode acrescentar uma pitada de elegância e estilo ao ambiente. Se estiver desgastado, recupere-o com uma nova pintura, por exemplo, a pátina ou o decapê. "Outra sugestão é apostar em objetos pesados, feitos com madeira de demolição, que geralmente são baratos e dão um lindo efeito", sugere Adriana.

Reprodução


Enfeite as paredes

Uma alternativa prática e econômica para mudar a aparência é investir nos papéis de parede. Há diversas cores e estampas, uma mais linda que a outra, basta escolher aquela que combina com seu gosto e estilo. Outra dica interessante é decorar com adesivos supercriativos. Quer aprender como explorar esse recurso? Você pode, ainda, optar por diversos espelhos pequenos, em molduras variadas, para enfeitar uma única parede da sala e criar uma belíssima composição.

Banheiro charmoso

Um tapete novo, lixeira e saboneteira coloridas, toalhas vibrantes e alegres. Pequenos detalhes podem transformar o cômodo, deixando-o mais moderno e gracioso.

Invista nos azulejos antigos

Os cemitérios ou museus de azulejos oferecem diversas opções de peças que saíram de linha e, por isso, custam menos. Explore as estampas florais, geométricas e até grafismos étnicos para revestir uma parede da cozinha ou do banheiro com um lindo patchwork.

Luminárias no capricho

A iluminação pode transformar totalmente o ambiente, tornando-o elegante e acolhedor. Por isso, capriche na escolha dos lustres e lembre-se de que eles devem criar harmonia com os demais itens da decoração!

Reprodução


Destaque os sofás, as cadeiras e as poltronas

Se a peça está desgastada, é possível deixá-la com cara nova em pouco tempo. Você pode trocar o tecido ou investir em capas, que são práticas de instalar e lavar. Para um efeito despojado e moderno, jogue um lindo xale por cima. Outro detalhe que faz uma grande diferença no resultado final são as almofadas. Misture peças com cores, tamanhos e texturas diferentes, mas que combinem entre si.

Reprodução


Decore com plantas

"Quando localizadas em pontos estratégicos, elas enfeitam e trazem frescor à sala", conta Adriana. Opte por aquelas que resistem à meia-sombra, como a caladium, palmeira-leque, lírio-da-paz, flor-de-maio, palmeira ráfia, árvore-da-felicidade, chifre-de-veado, calateia, jiboia e filodendro. Na cozinha, vasinhos de ervas e temperos enfeitam e despertam o apetite.

Cortinas com aconchego

Elas filtram a luminosidade e enfeitam o cômodo, seja ele o quarto ou a sala. Mas, antes de escolher o modelo, veja quais as cores e os estilos que combinam com o restante do ambiente. Depois, pesquise qual loja de tecido oferece o preço mais interessante. Por fim, peça para uma costureira reproduzir suas ideias.

Tapetes para aquecer

Sintéticos ou em fibras naturais, eles deixam qualquer cômodo mais acolhedor! Escolha um tom que combine com o restante da decoração e lembre-se de que, para deixar o ambiente com a aparência maior, o ideal é que a peça siga a mesma tonalidade dos móveis. (Fonte: Portal Vital/Unilever)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 24/04/2014 07:22
PUBLICIDADE
Carregando ...
 
PUBLICIDADE