Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
27º / 18º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Casa e Decoração
29/09/2011 -- 10h41

Aprenda como limpar pisos de cerâmica

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A cerâmica é um material artificial produzido há mais de 10 mil anos. Ela é feita a partir da argila umedecida, secada e submetida a altas temperaturas. De acordo com o processo de fabricação, pode obter diferentes níveis de dureza e resistência. Por isso, antes de aplicar este revestimento em casa, é preciso saber qual o piso de cerâmica correto para o ambiente, de acordo com as classificações de absorção de água, resistência à ruptura, expansão por umidade e resistência do esmalte.

As cerâmicas com capacidade menor de absorção de água, por exemplo, são mais indicadas para o uso em locais úmidos como o banheiro. Os pisos com baixa absorção são mais resistentes mecanicamente, por isso são indicados também para garagens. A capacidade de expandir com a umidade é a responsável pelo estufamento dos pisos.

Os revestimentos para pisos de cerâmica também podem ser classificados segundo um índice de limpabilidade. De acordo com as normas técnicas da ABNT, eles podem ser das classes

- 5: máxima facilidade de remoção de mancha
- 4: mancha removível com produto de limpeza fraco
- 3: mancha removível com produto de limpeza forte
- 2: mancha removível com ácido clorídrico/acetona
- 1: impossibilidade de remoção da mancha

Todas essas informações devem constar na embalagem do produto, pois elas são muitos importantes para que você possa limpar e conservar seus pisos de cerâmica corretamente, como vamos mostrar na próxima página.



Reprodução
Reprodução



Limpeza diária e cuidados especiais

Cuidados: os pisos de cerâmica podem riscar quando móveis ou metais são arrastados sobre eles. Segundo a empresa Pisoforte, fabricante desses produtos, em muitos casos o esmalte que reveste o piso é resistente ao atrito, mas pode mesmo assim ficar marcado, por isso o ideal é colocar proteção sob os pés da mobília. O esmalte que torna a cerâmica lisa é muito parecido com o vidro, por isso ele pode lascar ou trincar caso seja atingido por objetos pontiagudos ou projetados com muita força.

Limpeza dia a dia: as cerâmicas são os revestimentos mais fáceis de limpar. Na maioria dos casos, panos úmidos, detergente e água são suficientes para remover a sujeira. Para o banheiro, também é indicado uso semanal de água sanitária, para evitar bolor e mofo. O uso de sabão em pó não é indicado porque ele forma uma película que deixa o piso embaçado. A Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (ANFACER) recomenda sempre secar o piso após a limpeza e nunca usar ácidos e palha de aço.

Como tirar manchas: Restos de rejunte podem ser tirados esfregando-os com uma esponja dura e saponáceo diluído em água. Em seguida aplique vinagre branco diluído em água e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar novamente. Água sanitária, junto com saponáceo, é útil para remover manchas de pintura e ferrugem. Sucos, chás e café podem ser limpos com detergente e água quente, seguidos de água oxigenada, que também retira manchas de sangue. Gorduras podem ser limpas com bicarbonato de sódio diluído em água.

Atenção: o porcelanato é um tipo de cerâmica, mas devido a sua fabricação diferenciada, ele precisa de cuidados especiais na limpeza. (Fonte: BBel)

Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 18/09/2014 14:39
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE