Bonde - O Maior Portal do Paraná
Terça-feira, 30 de Setembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Casa e Decoração
28/08/2009 -- 10h47

Veja como planejar o plantio do seu jardim

Se você gosta de plantas, o gramado, jardim ou horta de sua casa deve lhe proporcionar horas de prazer

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.
Reprodução
Reprodução

A ideia da grama verde, de flores perfumadas e coloridas ou de legumes fresquinhos esperando para serem saboreados certamente lhe traz uma sensação de conforto e satisfação. Mas para extrair da terra seus melhores resultados, é necessário ter pelo menos algum tipo de planejamento.

Pesquise o que plantar

Faça uma lista das plantas que desejaria ver no local e determine quais delas formam combinações harmoniosas quando colocadas lado a lado. Depois de decidir o que precisa, descubra aonde pode adquirir as mudas e sementes pelos melhores preços.

Plantas úteis - Quando estiver escolhendo o que plantar em seu jardim, gramado ou horta, lembre-se que existem algumas plantas capazes de repelir insetos e vermes de si mesmas e das plantas vizinhas. Por esse motivo, podem ser dispostas ao redor do canteiro, de modo que protejam toda a plantação. Entre essas espécies, estão a Urtiga, Sálvia, Manjericão, Alfazema, Arruda e a Citronela.

Além disso, existem as plantas que funcionam como bio-estimulantes. É o caso das cebolas, que se plantadas ao lado de roseiras contribuem para que as rosas desabrochem com um perfume mais acentuado.

Planeje o plantio ainda no inverno

Primeiramente meça e faça um esboço de seu jardim, gramado ou horta durante o inverno, assim, quando a primavera chegar já estará tudo pronto.

Finalize o plantio até o início da primavera

Nessa época, há melhores condições de germinação e desenvolvimento para as plantas.

Planeje um acompanhamento semanal

Essa manutenção periódica evita danos e preocupações maiores, por prevenir que a proliferação de ervas daninhas fuja ao seu controle.

Registre todas as informações

Anote todas as tarefas em um calendário, e mantenha-o sempre a vista, para não se esquecer de limpar, adubar, molhar e podar.

Cuide bem de suas ferramentas e instrumentos

O uso constante de instrumentos de aço pode ser a melhor maneira de mantê-los sempre novos, já que o atrito com a terra desgasta a camada enferrujada e oxidada. Após o uso, limpe e lubrifique as ferramentas com óleo de máquina, sem deixar que o produto atinja a lâmina de itens como a tesoura, por exemplo.
Proteja-os. É importante protegê-las da umidade e do calor excessivo. Os cabos de madeira devem estar sempre envernizados ou pintados com tinta a óleo para não apodrecerem.

Atualize-se. Não perca seu tempo com ferramentas velhas, enferrujadas e antigas, que ao invés de ajudar no trabalho acabam te atrapalhando. Frequente feiras de jardinagem para se manter a par das novidades e adquirir ferramentas que facilitem a manutenção do seu espaço.

Guarde-os. Mantenha todos os seus instrumentos de jardinagem organizados numa caixa, do tipo para ferramentas, para que possa sempre achá-los quando precisar.

Se o seu orçamento permitir, outra opção é adquirir equipamentos como um cortador de grama e um pulverizador de água automáticos, ou mesmo contratar um profissional que execute alguns serviços de jardinagem.

*Fonte: Organize sua Vida
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 30/09/2014 20:39
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE