Bonde - O Maior Portal do Paraná
Sábado, 25 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Casa e Decoração
07/08/2012 -- 12h30

Leve o charme e o sabor do fogão a lenha para sua casa

Com a crescente onda das cozinhas gourmets os fogões a lenha estão voltando à cena urbana, agora com status de acessório 'chic'

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

Quem experimentou, atesta: comida preparada no fogão a lenha é muito mais saborosa. E se você pensa que este artefato está fora de uso, está enganado. No interior do Brasil cozinhar no fogão a lenha ainda é mais comum do que se imagina. Em estados tradicionalmente conhecidos pela culinária caipira ou pelo clima frio, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, este tipo de fogão é amplamente utilizado, principalmente nas áreas rurais.

Reprodução
Reprodução


Mas, com a crescente onda das cozinhas gourmets, sejam externas ou internas, os fogões a lenha estão voltando à cena urbana, agora com status de acessório 'chic'. Eles estão presentes sobretudo em imóveis construídas para o lazer, como chácaras e ranchos. Entretanto, com a ajuda de profissionais é possível instalar modelos de fogões e fornos a lenha até dentro de casa. Basta escolher um ambiente arejado, com espaço para a colocação de uma chaminé, e pronto: sua cozinha vai ganhar ares de fazenda.

"Os fogões com tecnologia moderna consomem menos lenha do que os convencionais e liberam uma quantidade muito menor de fumaça", explica Ronaldo Carneiro de Miranda, da Ecofogão. Diferentemente do modelo dos tempos das avós e bisavós, o fogão a lenha de hoje é hermeticamente fechado, impedindo que a fuligem escape, e conta com uma câmara de combustão que resulta em maior eficiência térmica.

Reprodução
Reprodução


A manutenção do aparelho é relativamente simples. Segundo Ronaldo, é preciso garantir um bom dimensionamento da chaminé, que precisa ter, no mínimo, três metros de altura, e do queimador: o caminho da fumaça deve estar sempre desobstruído. Já a limpeza da chapa de ferro fundido só pode ser feita com o metal frio. "Vale usar qualquer produto de limpeza. Não faz diferença se a chapa é inteira ou tem bocas", ensina Ronaldo. Com relação à lenha, o ideal é usar um tipo de madeira que tenha menos resina, como o eucalipto.

Reprodução
Reprodução


Segundo a arquiteta Bianca Duarte, da Asenne Arquitetura, para ter um fogão a lenha você pode construí-lo no local ou comprar um dos modelos de kits pré-moldados, que são bem fáceis de montar (para saber mais consulte o site www.construflama.com.br). Bianca lembra que os acabamentos também podem variar e marcar a personalidade da casa, com pinturas e cores, revestimentos cerâmicos, texturas ou ladrilhos hidráulicos.(Fontes: GNT, Casos de Casa e Universo Country)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 25/10/2014 19:45
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE