Bonde - O Maior Portal do Paraná
Casa e Decoração
03/12/2009 -- 11h13

Ideias para projetar um jardim privativo

Veja como transformar um pequeno espaço do quintal em um lugarzinho especial, resarvado exclusivamente para o aconchego da família

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

Pensar em um espaço quieto, privado, onde se pode relaxar numa noite quente de verão, leva você direto para o quintal. Mas nem sempre é possível ter privacidade em toda a extensão do terreno e, nesses casos, o mais indicado é investir na elaboração de um jardim privativo.

Um modo econômico de expandir seu jardim é ir para a área externa (pátios e decks são funcionais e elementos significativos do projeto no paisagismo. Se você decidir acrescentar um pátio, terraço ou deck, calcule quão largo ele precisa ser para acomodar todas as pessoas que o utilizarão regularmente.

Pense também no tipo de mobília que você irá usar, pois os móveis para ambientes externos ocupam bastante espaço. Estude as localizações possíveis ao longo das estações e em diferentes horas do dia, porque você terá que decidir se quer que o deck, pátio ou terraço fique no sol, na sombra ou em ambos. Se não houver um local sombreado disponível, plantar uma única árvore ou construir um dossel no alto são soluções possíveis. É melhor colocar o deck ou pátio em relação à casa, pois entradas, fluxo de tráfego e preparo da comida são coisas a considerar. O pátio precisa ter uma área relativamente plana, já decks e terraços se ajustam mais facilmente a terrenos inclinados.

Se o pátio existente está mal conservado ou é muito pequeno, uma renovação pode ser pertinente. Tijolos soltos e desencaixados ou pedras assentadas na areia são facilmente reparados removendo o que está solto e nivelando outra vez a superfície de areia. Normalmente se consegue comprar tijolos ou pedras que combinem para expandir o pátio. Se um pátio de concreto velho está rachado e deteriorado, remova o velho (geralmente uma tarefa monumental) ou construa um deck em cima dele.

Reprodução
Reprodução


Um pátio precisa de um espaço relativamente plano para entretenimento


A forma do pátio depende da sua criatividade. Complemente a forma e estilo do jardim ao redor e o estilo da casa. Quadrados e ângulos retos tendem a parecer formais e tradicionais. Use linhas amplas e curvas de forma cuidadosa e econômica. As linhas curvas podem fazer um espaço parecer menor e criar espaços desajeitados que não são largos o suficiente para o uso. Integre as plantas para ajudar a suavizar as linhas, aumentar a privacidade e deixar o local mais atraente. Acima de tudo, seja criativo, uma vez que padrões de grades e combinações de pavimentos são ilimitados.

As escolhas dos materiais para pavimentação é o elemento mais importante no projeto. Eles complementam o seu paisagismo e a sua casa. Decks de madeira dão uma aparência moderna e, contudo, informal ao paisagismo. Apesar de serem fáceis de construir, os decks devem ser encarados como uma obra de grande porte. O concreto tem que ser forte e durável e deve ser feito por um profissional. Os de tijolos e pedras são os mais fáceis de construir.

Às vezes, é preciso criar uma barreira, feita de plantas ou cercas, por causa do vento, para reduzir o ruído ou para garantir privacidade. Os pátios e decks em níveis altos tendem a ficar expostos ao excesso de vento. Para reduzi-lo, plante árvores de copa aberta ou arbustos que transformarão uma rajada de vento em uma brisa suave. Partes de treliça ou cercas cobertas com trepadeiras funcionam bem para proteger do vento a área onde as pessoas se sentam. Quando o problema é o ruído, como ocorre nas áreas urbanas, você precisará de uma plantação densa de arbustos para absorver significativamente o som. Coníferas densas, com folhas espessas, funcionam muito bem.

Uma consideração importante em uma área de entretenimento ao ar livre é a privacidade. Mesmo que sua casa fique em uma propriedade no campo, um pátio ou deck é mais confortável quando se parece com uma sala ao ar livre, com alguma sensação de se estar cercado. Pequenas árvores ou arbustos são eficientes para construir as "paredes" e um abrigo feito de árvores dá a sensação de telhado. Escolha e coloque plantas para obter todos esses efeitos e fornecer uma barreira que dê privacidade. Deixe parte do pátio ou deck aberta de modo a facilitar o fluxo de tráfego para dentro do espaço do gramado e outras áreas ao redor. As cercas podem ser eficientes para dar privacidade assim como acrescentar elementos de textura, cor e interesse ao jardim. Uma simples divisória de cerca de 2,5 metros pode bloquear uma vista desagradável e proporcionar privacidade.

Divulgação/Decora Brasil
Divulgação/Decora Brasil


Um pátio ou deck é mais confortável quando se parece com uma sala ao ar livre


As guarnições são usadas para delinear permanentemente e separar os canteiros do jardim e as decorações no gramado. Elas ajudam a definir e organizar o espaço e facilitar o corte da grama, diminuem o trabalho de manutenção evitando que gramas rasteiras invadam o canteiro e impedem que os restos em decomposição sejam levados pela água para o gramado. Use um barbante para marcar guarnições retas. Coloque no chão uma mangueira de jardim para marcar curvas longas, mantenha-as bem abertas para facilitar na hora de cortar a grama. Antes de cavar, veja a linha formada pela mangueira por todos os ângulos para ter certeza de que está em um formato que agrade a você.

Usando cercas para obter privacidade



Reprodução
Reprodução


O uso de árvores, arbustos e trepadeiras é uma forma de assegurar a privacidade


As cercas e telas podem ser construídas com painéis pré-fabricados ou criados pelo construtor. Decida a função da cerca e determine o estilo necessário para que vá ao encontro da posição e do propósito desejados. Painéis de cerca não precisam ser completamente sólidos para prover privacidade. Longas divisórias de cercas feitas de tábuas sólidas podem ser monótonas. Integre treliças ou padrões nos painéis e use plantas para suavizar o espaço.

Outro modo de assegurar a privacidade é fazer um projeto usando árvores, arbustos e trepadeiras.

(Fonte: HowStuffWorks Brasil - Como Tudo Funciona)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 02/09/2014 22:35
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE