Bonde - O Maior Portal do Paraná
Domingo, 26 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
32º / 19º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Gastronomia
29/05/2008 -- 11h43

Batata-doce, naturalmente saborosa! Confira as receitas

Quarta hortaliça mais consumida no Brasil, a batata-doce faz parte da culinária típica das festas juninas

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.
Reprodução
Reprodução
Batata-doce à mineira
Reprodução
Reprodução
Bolo de batata-doce

A batata-doce é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano, que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida que a batata, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil. Geralmente cozida ou assada, ela acompanha o café. Pode também ser consumida em forma de vitamina, batida com leite.

No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e poupa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, batata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste como coração-magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

A batata-doce é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil, segundo dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A produção de batata-doce vai de junho à outubro, o que favorece o consumo desse alimento nas tradicionais festas juninas. Pratos feitos com batata-doce fazem parte da culinária típica dessas festas.

Nutrientes

A batata-doce é rica em carboidratos e contém muitas calorias. Tem ainda grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Para ter certeza da boa qualidade da batata doce na hora de comprar, verifique se a superfície está limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. Para saber quanto comprar, calcule 1/2 kg de batata doce para 4 pessoas.

A armazenagem da batata-doce deve ser feita em lugar fresco, seco e arejado, longe da luz direta do sol e protegida dos insetos. Nunca as coloque umas sobre as outras, pois as de baixo ficam abafadas e acabam germinando, ou seja, começam a brotar. Também não deve ser guardada na geladeira (antes de cozida), porque perde completamente o sabor.

As folhas e brotações da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. A batata-doce (Ipomoea batatas) é parente muito próxima de Ipomoea aquatica Forssk., verdura muito utilizada na Ásia e cultivada no Brasil por imigrantes japoneses.

Preços

Nesta semana a equipe do Bonde pesquisou o preço da batata-doce nas feiras e em vários supermercados de Londrina (área central). O preço médio do produto ficou em R$ 1,27 o quilo. Nas feiras livres o preço médio ficou em R$ 1,30.


Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 25/10/2014 23:44
ENCONTRE UMA RECEITA
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE