Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
29º / 13º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Gastronomia
19/09/2012 -- 09h10

Há 40 anos londrinenses saboreiam os quitutes da D.Vilma

Atividade que começou por acaso virou profissão, e faz de D. Vilma uma das uma das primeiras boleiras de Londrina

Redação Bonde
QR:
 

A tradicional boleira Vilma Rossi Cordeiro, mais conhecida como Dona Vilma, está comemorando 40 anos de profissão e está presenteando os londrinenses de um jeito especial. Ela foi convidada pela construtora Plaenge a oferecer suas tradicionais sobremesas para degustação às pessoas que visitarem os apartamentos decorados do showroom da JK (Avenida Juscelino Kubitschek, entre as ruas Pio XII e Tupi) nos próximos dois finais de semana (22/23 e 29/30 de setembro). Os quitutes estarão disponíveis das 11h às 18h.

Dona Vilma conta que sempre gostou de fazer bolos, mas entrou na profissão meio por acaso, diante da insistência de uma vizinha para fazer um bolo de casamento, em 1972. A sobremesa encantou o dono do buffet que fez festa e, assim, ela passou a oferecer seus produtos para comemorações de casamento, aniversário, batizado e formatura.

Os bolos artesanais de frutas, de nozes e chocolate, em diversas variações, caíram no gosto dos londrinenses e, sobrevivendo a modismos, seduzem gerações. O segredo envolve o preparo artesanal, a escolha dos melhores ingredientes e o cuidado na hora de fazer a massa e montar as delícias. Dona Vilma tem uma equipe de ajudantes, mas faz questão, ela mesma, de adicionar o fermento na massa e despejá-las nas assadeiras, assim como montar e decorar as sobremesas.

Também para comemorar, a quituteira concedeu ao Portal Bonde uma receita exclusiva. Confira passo a passo como fazer o Bolo Fofo da Vilma, uma das primeiras boleiras de Londrina, que faz sucesso em lanches, coffee breaks e brunchs. Ao final, ela ainda dá dicas preciosas para boleiros iniciantes.

Bolo Fofo da Vilma

Ingredientes:

- 180 g de manteiga extra sem sal

- 370 g açúcar refinado peneirado

- 5 ovos inteiros

- 550 g de farinha de trigo especial peneirada

- 1 vidro de leite de coco

- 15 g de fermento químico peneirado

- 2 colheres de chocolate do frade

Modo De Preparo:

Bata a manteiga, em temperatura ambiente, na batedeira e acrescente o açúcar aos poucos, batendo por 10 minutos. Coloque os ovos um a um e bata por mais 10 minutos. Adicione a farinha (a batedeira deve estar em velocidade média), alternando com o leite de coco. Quando a mistura estiver homogênea, desligue a batedeira e coloque o fermento mexendo delicadamente. Separe a massa em duas tigelas e adicione duas colheres de chocolate do frade em uma delas. Em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, coloque a massa de chocolate e depois a massa branca. Asse em forno pré- aquecido e moderado por aproximadamente 35 min. Desenforme assim que sair do forno. O bolo desgruda facilmente da assadeira.

Dicas da Vilma

Sempre use forno pré-aquecido e moderado;

Use formas muito bem untadas com manteiga e enfarinhadas. Tire bem o excesso de farinha;

Todos os ingredientes em pó devem ser peneirados;

Após a adição da farinha especial de trigo, bater em velocidade media da batedeira e apenas para incorporar na mistura. Não se deve bater muito após a adição da farinha;

O fermento deve ser misturado delicadamente com um "pão duro" (espátula).

Serviço:
Degustação de bolos da D. Vilma

Data: 15 e 16, 22 e 23 e 29 e 30 de setembro

Local: Showroom JK da Plaenge (Avenida Juscelino Kubitschek, entre as ruas Pio XII e Tupi)

Horário: Das 11h às 18h
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 20/08/2014 23:33
ENCONTRE UMA RECEITA
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE