Bonde - O Maior Portal do Paraná
Sábado, 29 de Novembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
29º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Gastronomia
17/12/2010 -- 08:45

Prepare já seu cardápio de Natal; veja dicas e receitas

Não deixe para pensar nos pratos da ceia na véspera do Natal. Comece agora a elaborar o cardápio e garanta o sucesso da sua festa!

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

Todo Natal é a mesma dúvida: que carne preparar para ceia? Entre tantas opções e cortes diferentes fica difícil escolher qual a melhor carne e, principalmente, saber como prepará-la. Para evitar atropelos de última hora comece agora a planejar o cardápio, seja para a ceia ou para o almoço de Natal, compre os ingredientes com antecedência e garanta os melhores produtos para as festas da sua família.

Para dar uma 'mãozinha' nesta tarefa a Sadia elaborou algumas dicas especiais para preparar um delicioso assado de maneira prática, mas com aquele gostinho de festa. Para complementar, selecionamos algumas receitas que podem deixar sua mesa de Natal mais bonita e recheada de sabor. Com tudo isso bem à mão, sua ceia será um sucesso!

Pernil

Tenro e suculento, pode ser comprado já temperado. Caso você prefira temperá-lo em casa, faça uma marinada com alho, sal pimenta e limão. Capriche, pois a carne suína deve ser bem condimentada para ficar saborosa. Para acompanhar, prepare um molho agridoce ou apimentado.



Reprodução
Reprodução

O pernil recheado deixa a mesa com ares de requinte, cheiro bom e sabor irresistível


Dica esperta: besunte a superfície com margarina e coloque-a na assadeira com a gordura voltada para cima. Assim, conforme ela derrete, banha o restante da peça, conservando sua umidade. E enquanto assa, regue a carne com vinho branco e o próprio caldinho que se forma na assadeira.

Pernil de Festa

Pernil recheado com crispies de alho-poró

Pernil ao molho italiano

Lombo

A carne macia e com pouca gordura faz sucesso na ceia. Pode ser comprado temperado, mas caso você queira fazer em casa, use suco de limão ou laranja, alho, sal, pimenta, alecrim, louro, cerveja e até shoyu na marinada.
Dica esperta: Se quiser recheá-lo, abra a peça em manta: com uma faca afiada, faça um corte horizontal no terço superior do lombo, sem chegar até o final. Abra a primeira camada e faça um novo corte, partindo do primeiro, de modo que o lombo fique no formato retangular. Distribua o recheio, enrole como se fosse um rocambole e amarre com um barbante.

Lombo defumado com ervas

Lombo recheado com alho

Lombo recheado com farofa de bacon

Tender

Nas versões semidesossado, minitender, tender de peru e tender Fiesta, essas carnes são práticas e supersaborosas. Já vêm temperadas e defumadas! Podem ser servidas frias, cortadas em lascas ou cubos, nas saladas ou entradas leves. Combinam com frutas frescas, como kiwi, manga e abacaxi, ou com frutas em calda.

Dica esperta: Se quiser servi-lo quente, acompanhe com molhos adocicados, à base de glucose de milho, mel, espumante, suco de laranja, gengibre e com toque de especiarias, como canela e cravo-da-índia.

Tender à Califórnia com calda doce

Aves especiais

As especiais, como Fiesta e Chester, têm mais peito e coxa, carne macia e suculenta. Já vêm temperadas, prontas para assar. Durante o cozimento, regue com o caldo que se forma na assadeira para preservar a umidade e deixar a superfície bem dourada, irresistível! É a companhia perfeita para farofas saborosas, preparadas com castanhas, frutas secas ou linguiça.

Dica esperta: Para evitar que durante o cozimento algumas partes da ave fiquem muito escuras, proteja as que forem ficar mais expostas com papel-alumínio.

Chester mediterrâneo

Peru

Perfeito para grandes comemorações, a ave tem a textura macia e um sabor suave. Para celebrar grandes datas, sirva-o com um recheio requintado e saboroso. Pode ser uma farofa de castanhas, um refogado de legumes ou cogumelos. Fica delicioso e impressiona seus convidados.

Dica esperta: Para rechear, coloque a farofa ou refogado no interior do peru e feche a cavidade com palitos de madeira e barbante, em movimento de zigue-zague. Prenda as asas junto ao peito com os palitos de madeira e cruze as coxas, amarrando-as com barbante. Antes de servir remova os palitos de madeira e o barbante.

Pratos complementares

Arroz dourado de Natal

Bacalhau ao forno para as festas



Reprodução
Reprodução

Para o arroz dourado ficar ainda melhor, basta acrescentar presunto em cubos, milho e azeitonas pretas picadas. Fica uma delícia!


Farofa light com frutas secas

Frango recheado com farofa

Sobremesas

É lógico que depois dos pratos salgados não poderiam faltar as tão aguardadas sobremesas. Confira abaixo verdadeiras delícias que vão conquistar seus convidados. Escolha a sua e arrase!

Cassata prestígio com amêndoas

Pudim de leite e nozes



Reprodução
Reprodução

Pense em uma sobremesa leve e de paladar refinadíssimo. Agora faça o pudim de nozes e aproveite cada pedaço!


Rocambole de Natal com frutas cristalizadas

Docinho de nozes


Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 28/11/2014 23:51
ENCONTRE UMA RECEITA
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE