Bonde - O Maior Portal do Paraná
Sábado, 25 de Outubro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
30º / 17º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Mulher
08/10/2010 -- 16h39

Outubro Rosa busca conscientizar sobre câncer de mama

Movimento conhecido pelo mundo todo defende o diagnóstico precoce da doença

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.
Reprodução
Reprodução
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, especialmente iluminado em outubro
Reprodução
Reprodução
Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, também aderiu ao 'Outubro rosa'

Outubro Rosa é um movimento internacionalmente popular, que busca chamar a atenção sobre a realidade atual do câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce. Iniciado nos Estados Unidos, onde o mês de outubro é o mês nacional de prevenção do câncer de mama, a idéia do movimento é expandir seus símbolos (a fitinha cor de rosa que representa a luta contra o câncer e a cor rosa em si), de forma que as pessoas ao os reconhecerem, lembrem da causa e se manifestem a respeito.

Em suas primeiras manifestações, as pessoas enfeitavam as cidades, principalmente lugares públicos, com lacinhos cor de rosa. Com o tempo, virou popular celebrar a data iluminando monumentos, prédios públicos, etc de rosa.

O Outubro Rosa virou tão popular que alcançou o mundo todo, motivando e unindo diferentes povos em torno da mesma causa. A iluminação cor de rosa tornou-se uma leitura visual compreendida hoje por todo o mundo.

No Brasil, o movimento foi comemorado pela primeira vez no dia 2 de outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa, no mesmo dia em que era comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Em 2008, o Cristo Redentor, cartão postal oficial do Rio de Janeiro, também foi iluminado, assim como em outros anos, outros monumentos como a Fortaleza da Barra, em Santos, também foram.

As ações do Outubro Rosa continuam se expandindo mundo afora e as pessoas, entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas, tem se unido cada vez mais para conscientizar e expandir a campanha.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 25/10/2014 14:43
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE