Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estreia

Depp está de volta está de volta em 'Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar'

Agência Estado
25 mai 2017 às 10:06
- Reprodução/Adoro Cinema
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em pleno Festival de Cannes, com 1.001 atrações de todo o mundo, a primeira sessão de Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar, na tarde de ontem, lotou as salas em que foi apresentada. Não era mais o público do festival, embora houvesse muita gente com crachás. Era o público pagante, que veio conferir o novo episódio da saga interminável de Jack Sparrow. O filme tem ainda mais efeitos que os anteriores. Traz alguma novidade. A narrativa desloca-se de Sparrow para Henry Turner, filho de Will Turner, que serve como fio condutor.

Antes mesmo de sermos apresentados ao sinistro Salazar, já sabemos da maldição que atinge Will e que seu filho vai tentar quebrar. Você, se é tiete, sabe que estamos falando de Orlando Bloom, que havia sumido, bem como a personagem de Keira Knightley. A 'novidade' é relativa. Consiste em voltar ao começo, inclusive à origem da maldição que transforma o capitão espanhol em fantasma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Toda essa gente
Henry, Jack, Salazar e uma feiticeira que também quer descobrir sua identidade - procura um mítico tridente que pertence ao deus do oceano. O tridente é aquilo que Alfred Hitchcock chamava de 'McGuffin', o motor da narrativa. O tema é outra coisa. Pai e filho, pai e filha, e a luta de Sparrow para recuperar seu navio e voltar a reinar nos mares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passou por mais uma cirurgia

Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador

Imagem de destaque
"Tive muita sorte de sair vivo"

Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas

Imagem de destaque
Shannen Doherty

Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral

Imagem de destaque
Doença de Crohn

Evaristo Costa segue internado na UTI sem previsão de alta, diz boletim


Repercutiu bastante aqui em Cannes uma entrevista do produtor Jerry Bruckheimer na revista Le Film Français, explicando porque o quinto filme da série demorou tanto a sair - seis anos. O primeiro problema é que a série toda existe em função de Johnny Depp e da sua interpretação afetada do pirata do Caribe. Para o mundo, Depp dizia haver encerrado esse ciclo, mas o desempenho de seus filmes recentes na bilheteria foi tão desastroso que só Jack Sparrow para ressuscitá-lo na indústria. Longe dos holofotes, ele deu seu aval, mas condicionando o retorno à história. Foi Jeff Nathanson, o roteirista de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, que trouxe a solução, criando os conflitos familiares, entre pais e filhos. Só para lembrar, o Reino já era a história do reencontro de Indy com seu filho.

Publicidade


Astro e estúdio deram seu OK, mas a Disney não priorizou o filme na ordem de suas produções. Piratas entrou numa fila de espera com os blockbusters da Marvel, da Pixar e, claro, com a mítica série Star Wars. Bruckheimer já antecipou a Le Film Français que Depp e o estúdio estão dispostos a fazer uma sexta aventura, mas vai depender de público e crítica.


O público está reagindo abaixo da expectativa - 33% de aprovação no site Rotten Tomatoes. A crítica torce o nariz. Natural, porque A Vingança de Salazar aposta no 'mais' e colhe 'menos'. Mais efeitos, um tobogã de incidentes na trama, mas tudo meio repetitivo. Faltam a leveza e a originalidade do primeiro filme, que conseguiu renovar as aventuras nos mares. Esse gênero específico era considerado esgotado. Até o Piratas de Roman Polanski, também farsesco, foi um fracasso monumental. O segredo talvez tenha estado todo tempo na persona de Johnny Depp como Jack Sparrow. Mas agora até ele exagera no exagero. A solução do roteirista foi criar o casal jovem.

Publicidade


Com A Vingança de Salazar ocorre uma coisa - reveladora? Bruckheimer, apesar de seu apreço pela série que já rendeu US$ 3,7 bilhões, admite que hoje em dia está mais ocupado com seus projetos de televisão. No cinema, e na série Piratas, ele delega cada vez mais. Sua definição para Le Film Français - "Cerquei-me de uma equipe formidável. Um produtor executivo fora dos padrões, um diretor artístico excepcional, montadores geniais, o melhor diretor de fotografia." Sobre a dupla de diretores, Joaquin Ronning e Espen Sandberg, nem uma palavra. É a pergunta que não quer calar - Ronning e Sandberg possuem no roteiro um filme para lá de inexpressivo, Bandidas. O que os credenciou para uma produção tão cara e ambiciosa? Certamente não foi o talento, talvez o fato de serem o que em Hollywood se chama de yes-men, diretores nada autorais, a serviço das demandas da produção.


A Vingança de Salazar tem pouco mais de duas horas. Termina bem, mas na maior parte do tempo pesa como chumbo. Brenton Thwaites e Kaya Scodelario formam a nova dupla, Johnny Depp (Sparrow) e Geoffrey Rush (Barbossa) repetem seu número e Javier Bardem acrescenta mais um vilão (Salazar) a seu currículo. Numa cena, aparece o jovem Johnny Depp. Ops! Como...? A explicação de Jerry Bruckheimer - hoje em dia, tudo é possível em matéria de efeitos. Não foi preciso nem buscar um sósia de Depp e aplicar-lhe uma boa digitalização. Ele foi escolhido pela textura da pele. Do restante, a máquina (o computador) deu conta. A inteligência artificial só ainda não substitui bons diretores.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade