Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Que susto!

Felipe Titto teve miocardite, diz assessoria

Luiza Pollo - Agência Estado
23 jan 2017 às 11:15
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A assessoria de imprensa de Felipe Titto, de 30 anos, confirmou, nesta segunda-feira (23), que o ator teve uma inflamação no miocárdio, camada muscular do coração. Titto foi internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no domingo (22), após sofrer fortes dores no peito e formigamento no braço esquerdo.

Em posts no SnapChat e no Facebook, o ator chegou a dizer que havia sido diagnosticado com enfarte do miocárdio - ataque cardíaco - e, que estaria com suspeita de dengue há alguns dias. A dengue ainda será investigada. O ator passa bem e já está em casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Roberto Cury, cardiologista do Alta Excelência Diagnóstica, explica que a dengue não causa um enfarte, mas pode, assim como outras viroses ou infecções causadas por bactérias, ter como consequência uma inflamação do miocárdio ou do pericárdio - tecido que reveste o coração. E o diagnóstico é facilmente confundido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Passou por mais uma cirurgia

Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador

Imagem de destaque
"Tive muita sorte de sair vivo"

Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas

Imagem de destaque
Shannen Doherty

Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral

Imagem de destaque
Doença de Crohn

Evaristo Costa segue internado na UTI sem previsão de alta, diz boletim


"O enfarte é uma obstrução das artérias coronárias", explica Cury. "Tem que sair correndo para fazer o cateterismo. Mas, muitas vezes, o quadro de miocardite ou pericardite pode simular o de um enfarte, com dor no peito irradiando para o lado esquerdo", completa. Foi exatamente o que aconteceu com Titto.

Publicidade


O cardiologista diz, ainda, que mesmo o eletrocardiograma dos pacientes com a inflamação pode ser muito parecido com o de alguém que teve enfarte. No entanto, a miocardite e a pericardite têm consequências bem mais brandas. "É bem menos grave, mas há uma porcentagem de casos que podem se desenvolver para uma doença cardíaca", afirma Cury. Além disso, o médico explica que o quadro é mais comum em adultos jovens, ao contrário do ataque cardíaco, que geralmente ocorre em pessoas mais velhas.


Enfarte em jovens

Publicidade


Apesar de ser mais comum entre adultos a partir dos 40 anos, o ataque cardíaco também pode ocorrer em pessoas mais jovens. Marly Uellendahl, cardiologista do Delboni Medicina Diagnóstica, explica que a percepção comum de que o episódio seja mais grave nesses casos tem fundo de verdade. "Quanto mais velha a pessoa, a tendência é de que a circulação colateral - ‘raminhos’ que vão nutrir o coração - esteja mais desenvolvida. Por isso, é verdade que no jovem o enfarte pode ser mais grave. No entanto, o risco de complicações no idoso é maior."


A assessoria de imprensa de Titto explica que o ator ficou surpreso quando foi diagnosticado com enfarte, já que ele afirma que não fuma, não bebe, não usa drogas e nem anabolizantes. Além desses fatores, no entanto, a médica alerta que obesidade, dieta rica em gordura, estresse e mesmo tendência pessoal à formação de coágulos são fatores que podem contribuir para que uma pessoa jovem sofra um ataque cardíaco.

Publicidade


Prevenção


Uellendahl alerta que, a partir dos 20 anos de idade, é necessário fazer uma série de exames anualmente para acompanhar e evitar fatores que possam contribuir para um enfarte. Os eletrocardiogramas em repouso e de esforço, o ecocardiograma, além de diversos exames químicos indicados pelo cardiologista (como Glicose, PCR, colesterol, entre outros) e o coagulograma são essenciais, segundo a cardiologista.

Publicidade


Para pacientes com mais de 40 anos, com sintomas e histórico familiar, também é indicada a angiotomografia de artéria coronária, mas isso vai depender de resultados de exames prévios e dos sintomas do paciente - com avaliação do cardiologista. Caso o paciente seja assintomático mas tiver histórico na família, ele pode realizar também o exame de score de cálcio a cada 4 anos para avaliar o risco cardiovascular.


Dores fortes no peito, principalmente as que irradiam para o lado esquerdo do corpo, devem ser interpretadas sempre como sinal de alerta e o paciente deve ser levado imediatamente ao hospital.

Publicidade


Confira o post!


To vivão!! #SegueOBaile

Um vídeo publicado por Felipe titto (@felipetitto) em


(Atualizada às 17h50)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade