Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entrevista

Mara Maravilha se arrepende de ter posado nua

Thiago Nassif - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Mara Maravilha - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ícone nas décadas de 1980 e 1990, quando comandava atração líder de audiência no SBT, Mara Maravilha embalou uma geração que cresceu ao som de ‘Liga pra mim’, ‘Curumim’ e ‘Não faz mal’, entre outros hits. Há 14 anos, no entanto, deixou o front televisivo e a batalha pelo Ibope e se lançou como cantora evangélica. Segundo ela, uma mudança providencial.

Prestes a lançar seu quarto DVD – intitulado ‘Novo Coração’ –, Mara, que já foi musa infantil, símbolo sexual e nunca se habituou à idolatria, confessa não ter mais religião. ‘Sou de Deus’, garante. Nesta entrevista à FOLHA, a baiana já indicada ao Grammy por seus trabalhos na arena gospel, rebate as críticas que atribuem a ela, Angélica e Xuxa a formação de uma geração sexualizada, voltada ao consumo e à imagem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Da época em que foi musa infantil aos dias de hoje, qual o saldo que acredita ter deixado? A Mara e suas contemporâneas ‘passaram’ na média?

Leia mais:

Imagem de destaque
Passou por mais uma cirurgia

Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador

Imagem de destaque
"Tive muita sorte de sair vivo"

Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas

Imagem de destaque
Shannen Doherty

Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral

Imagem de destaque
Doença de Crohn

Evaristo Costa segue internado na UTI sem previsão de alta, diz boletim


Acredito que o lado positivo era a música, a dança, a espontaneidade. Por outro lado, deixamos a desejar. Hoje eu vejo, mas não culpo a nós, apresentadoras. Tínhamos produtores, patrocinadores. É muito fácil dizer que a Mara e a Xuxa fizeram isso ou aquilo, mas creio que, em linhas gerais, nós, apresentadoras infantis, passamos na média. Se a média fosse sete, a teríamos obtido. Mas hoje em dia é possível fazer algo melhor.

Publicidade


Você fez sucesso no auge dos programas infantis. E disse, certa vez, acreditar que as apresentadoras de sua época – incluindo você – tinham um forte apelo sexual. Acredita que a mensagem passada era errada? Qual era a mensagem?

Não acho que o foco era sexual, não acredito nisso. Havia, sim, uma dispersão pelo que se passava. Fazíamos, em primeiro lugar, entretenimento. E é possível fazer entretenimento com cultura, com inteligência, mas não é esse o foco da televisão. A TV não surgiu para ser didática. O foco principal não era passar uma Mara Maravilha sensual, uma Xuxa sensual. Tudo era muito espontâneo. Se formos analisar os referenciais de hoje, como o seriado Rebelde, produzido pela Televisa, as roupinhas coladas, as saias e afins continuam em evidência. Deixamos a desejar, passamos na média, mas não vamos generalizar todo o trabalho.


Mas muitos dizem que a geração de 20 e poucos anos, hoje, tornou-se sexualizada assistindo à Mara, à Angélica...

Publicidade


Não, muito pelo contrário. Depois das apresentadoras infantis, vieram muito mais informações. Não podemos atribuir isso à programação infantil e às roupas que vestíamos.


Nos anos 1980 você era cobrada em relação à estética como as musas atuais, que vivem no reino da lipo, do botox e demais intervenções e expedientes?

Publicidade


Como não sou um protótipo de beleza, de manequim e tenho um biótipo bem comum, nunca tive essa paranoia. Tenho 1.58 metro de altura, sou morena, nunca quis ficar loira para me inserir nesse ou naquele padrão. Sou a mais comum das comuns e, modestamente, acredito que eu seja a prova viva de que o talento prevalece.


Como foi deixar a exposição de todos os dias na TV e se tornar uma cantora gospel?

Publicidade


Providencial. O maior sucesso é você se conhecer. Se por um lado perdi muita coisa, como muitos dizem, não perdi minha índole, minhas raízes. Sou de origem humilde e me sinto bem com isso. Não perdi meu talento e nem o contato com público. Deus não dá o que a gente quer, ele dá o que a gente precisa. Muito do que eu tinha estava me sobrecarregando. Tudo que eu quis, quando eu achei que precisava, eu acabava sofrendo. Hoje eu quero o que Deus quer para mim. A vontade de Deus é boa e perfeita.


Recentemente você afirmou não ter religião e ser ‘de Deus’. Explique.

Publicidade


Acredito na Bíblia, em ‘amar a Deus sobre todas as coisas’ e em ‘amar ao próximo como a si mesmo’. Deus não é mulçumano, palestino, judeu ou evangélico. Deus é amor. Continuo com os mesmos conceitos. Sou anti-idolatria, acredito no Pai, no Filho e no Espírito Santo e hoje não rotulo Deus. Minha bandeira não é ‘eu sou evangélica’ e sim eu sou de Deus.


Em tempos de Mulheres-Fruta, e músicas intituladas ‘Um marido pra me bancar’, como analisa o momento das canções nacionais?

Publicidade


A música não foi feita para comermos poeira, e sim para recebermos a brisa do Espírito Santo. A música está cada vez mais sendo utilizada pelo próprio diabo. Ela é sonora, você não pega, não a veste, você sente a música. Algumas melodias e letras vêm com uma carga pesada. A música começou no céu. Não estou dizendo que quem grava determinada faixa que não seja para seguir a Deus esteja servindo ao Diabo, quem sou eu para julgar. Vivemos na sociedade do livre arbítrio e eu fiz minhas escolhas. Então, respeito o talento de uma Ivete Sangalo, por exemplo, e ela faz com ele o que bem quiser.


Arrepende-se de ter posado nua?


Com certeza. Acredito que quando posei nua me prostitui. Para mim, prostituta não é aquela que está na esquina, e sim aquela que está vendendo seu corpo. Eu vendi meu corpo, me arrependo. Me converti há 13 anos e só agora despertei para somente cantar músicas voltadas a Deus. As pessoas fazem escolhas o tempo todo e essa é minha escolha. No DVD ‘Novo Coração’, que lanço em maio, vou dizer tudo aquilo que gostaria.


Como é sua ligação com a filantropia? O projeto de uma ONG saiu do papel?

Todos os produtos da Turma Maravilha, que traz a Marinha, o Leleco, o Vô Galileu, entre outros, terão parte da renda revertida a um orfanato na baixada santista. Estamos em processo de registro, mas está tudo caminhando.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade