14/12/17
33º/17ºLONDRINA
 -
 -
07/12/2017 - 14:56
Imprimir Comunicar erro mais opções
Se o ano termina para o Londrina com uma ótima performance em campo - título da Primeira Liga e quinto colocado na série B -, fora dele não há muito a se comemorar. Nunca a relação clube/torcida/cidade esteve tão fria e por isso o número de torcedores no estádio do Café foi tão baixo.

Levantamento das quatro divisões do Campeonato Brasileiro - séries A, B, C e D - mostra que o Londrina é apenas o 48º em média de público no futebol brasileiro. O Tubarão terminou a série B com uma média de 2.999 pagantes.

Em 2016, o LEC foi o 37º, com média de 4.927. Uma queda de 40%, justamente quando 2017 acabou sendo mais vitorioso que o ano passado. Intrigante realmente.

O número de 2017 em si já é muito ruim, mas alguns outros pontos chamam a atenção para a baixa presença da torcida do LEC no estádio do Café. Somente cinco clubes que jogaram a série B ficaram atrás do Londrina - Criciúma, Oeste, Náutico, Luverdense e Boa Esporte. Até o vice-lanterna ABC levou mais gente aos estádios: média de 3.126.

O ranking mostra que oito clubes que disputaram a série C e cinco que jogaram a série D tiveram médias melhores que o LEC. Inclusive, o Operário, campeão da série D. O time de Ponta Grossa aparece na 36ª posição, com média de 4.517 pagantes no Germano Krüger.

O Londrina conseguiu algumas proezas negativas como ter apenas 695 pagantes na vitória por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas ou 787 pagantes no empate com o Oeste. Imaginar públicos como esses em uma série B realmente é decepcionante.

Se o planejamento dentro das quatro linhas e, consequentemente, os bons resultados precisam ser exaltados, algo que precisa ser modificado totalmente para o ano que vem é a relação que o Londrina tem com o seu torcedor/consumidor.
COMENTÁRIOS
Portuguesinha
http://netlusa.com.br/2017/12/13/lusa-divulga-datas-e-horarios-da-copa-rubro-verde-2018/
(1) - 14/12/17 09:39:16
Marco
LEC não tem torcida. Londrinense gosta de Corinthians, SPFC e Palmeiras... Joga um Corinthians X LEC no Estádio do Café e vê se não dá 30 mil pessoas no estádio... O problema é que, desses 30 mil, 28 mil serão torcedores do Timão, comemorando os gols do Corinthians sobre o Tubarão...
(3) - 12/12/17 10:20:38
Hugo
Lúcio, infelizmente o pior público do LEC no ano foi inferior aos que você citou: 495 pagantes no Londrina 4x1 CRB, no dia 29/09/2017.
(1) - 08/12/17 08:19:20
Daniel
Marcelo falou tudo! Ou melhoram a estrutura do estádio com um projeto arrojado envolvendo segurança, estacionamento,conforto, lazer e entretenimento, ou o público será pífio eternamente, exceção em finais ou jogos contra grandes times de série A. Só o jogo hoje não é suficiente pra fazer o torcedor gastar dinheiro com o ingresso pra ficar com 40 graus de sol na cabeça, tomando chuva, sentado no concreto, vendo o jogo de longe, quando sai gol ver o tiozinho subir uma escada para trocar o placar, iluminação precária da década de 70, carro fica na rua e ainda tem que pagar para os flanelinhas não te zoarem, etc, etc! Respondido a sua pergunta por que o torcedor não vai ao estádio? Jogo por jogo vê na TV ou pela internet!!
(3) - 08/12/17 01:12:05
Marcelo
Tudo começa por um bom e moderno estádio onde a família poderia ir passar o dia e também, de quebra, assistir um jogo do Londrina. Uma reforma completa através de um projeto arrojado com shopping e estrutura de lazer de ótima qualidade fará com que as famílias planejem seu lazer integrando também a sua paixão pelo time. Não é deixar de supor que muitos sacrificam sua paixão para priorizar o lazer com a família em outro lugar ao invés de enfrentar um estádio sujo, inseguro e desestruturado. Inacreditável não haver ninguém com influencia suficiente para capitanear um projeto desse junto às construtoras e parceiros certos. Mas ao invés disso ficamos esperando reação do poder publico ou de uma falida prefeitura que na realidade tem muitas outras missões do que gastar dinheiro com estádio de futebol. Triste!
(2) (1) - 08/12/17 00:00:29
christovam Pessoa
Até hoje ninguém fez uma Pesquisa decente sobre o que afastou o torcedor do Estadio? Muitos dizem isso ou aquilo, todos em parte tem as suas razões...e eu pergunto o que é feito para resolver os problemas?OU a SM abandona seu projeto de formação e venda de jogadores, ou a torcida entende de uma vez por todas que não teremos grande times como tivemos em outrora, e agradeça A Gestora do Londrina por termos um time para torcer e comentarmos aqui. É duro aceitar isso, mas temos!!!!
(4) (1) - 07/12/17 21:12:02
Leandro Morini
Incompetencia do dep de marketing do clube. Tem q melhorar isso urgente. Por ex. no dia da final da primeira liga...não foram capazes de fazer uma proganda nas TVs. Pakaba né!
(7) - 07/12/17 18:36:20
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Lucio Flávio
 
Formado em Comunicação Social/Jornalismo. Repórter da Rádio Paiquerê AM desde 1997 e da Folha de Londrina desde 2012. Participa de coberturas esportivas nacionais e internacionais



Sites Sugeridos
 
ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE