Falando de Literatura - Isabel Furini
21/08/2016 - 02:20
Imprimir Comunicar erro mais opções
Aritistas, poetas, escritores, ativistas culturais, e personalidades de diferentes áreas prestigiaram o evento que aconteceu no Círculo de Estudos Bandeirantes.

À esquerda Osmarosmar Aedo, Willy Schumann e Jose Berveglieri, entre outros membros da ACCUR.
Fotografia de Silvana Mello
À esquerda Osmarosmar Aedo, Willy Schumann e Jose Berveglieri, entre outros membros da ACCUR. Fotografia de Silvana Mello


Atualmente a Academia é presidida por Maria Inês Borges da Silveira. ACCUR prestigia aqueles que contribuem para o desenvolvimento cultural e artístico da cidade de Curitiba.

À esquerda Osmarosmar Aedo, Willy Schumann e Jose Berveglieri, entre outros membros da ACCUR.
Fotografia de Silvana Mello

Nesta oportunidade, entre outros novos membros foram diplomados, o psicanalista, jornalista e cineasta Willy Schumann, editor-chefe do portal de notícias Paraná Imprensa, quem foi indicado pelo acadêmico Carlos Zemek. Carlos não esteve presente por problemas de saúde, mas foi representado pela acadêmica Arriete Rangel de Abreu, criadora do projeto Semearte.

Maria Inês Borges da Silveira, Willy Schumann e Arriete Rangel de Abreu
Foto de Matheus de la Palm divulgada no Portal Paraná Imprensa
Maria Inês Borges da Silveira, Willy Schumann e Arriete Rangel de Abreu Foto de Matheus de la Palm divulgada no Portal Paraná Imprensa



Osmarosman Aedo foi indicado pela escritora Isabel Sprenger Ribas. Osmaromsan é escritor, poeta, produtor, músico, cantor, arranjador e compositor é membro da IWA (International Writers and Artists Association), membro honorário da ALALF (Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas-Ba), e membro do movimento Poetas del Mundo.

Osmarosman Aedo e Isabel Sprenger Ribas
Fotografia de Silvana Mello
Osmarosman Aedo e Isabel Sprenger Ribas Fotografia de Silvana Mello


Josh Berveglieri é um jovem e talentoso ator que também ministra palestra sobre grandes personalidades da ópera, especialmente da soprano Maria Callas. Josh é representante-mor do Círculo Monarquico Brasileiro no Paraná.

Josh Berveglieri - Foto do acervo do artista
Josh Berveglieri - Foto do acervo do artista
18/08/2016 - 02:23
Imprimir Comunicar erro mais opções
Cansado


Sapatos português na cabeça
O mesmo farrapo no corpo
Nasceu no dia zero
Só sabe que é o primeiro

Entre mendigagem
E sorrisos mentirosos
As vezes um viva é tudo

Herois procuram-se
Herois não encontram-se
Herois são eternos
Herois não existem
Herois não disistem
Heroi sou eu
Heroi vai sempre primeiro pra o ceu

Estarei sempre ao seu lado
Cansado por tudo e muito mais
Fazer o quê?
Malditos hipocritas
Cristãos escariotas
Professam a mesma fé que os corruptos
Alias todos corruptos

Viver é se cansar
Cansar é viver
Vivo cansado
Jamais descansarei
Jamais atê que um dia
Um dia dirão morrer não é descansar
É lutar noutra dimensão.

Enviado por Adilson Poeta (Kavula Maka)

17/08/2016 - 11:50
Imprimir Comunicar erro mais opções

Em 27 de agosto, a partir das 14 horas, será lançado o novo livro de poesia de Elciana Goedert "Sob a Òtica de Eros" - Poemas, no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro, Curitiba - PR.



Na continuação duas poesias que fazem parte do livro:


QUE SEJA...

Que seja brisa e reacenda as brasas
Que estimule o ruflar de minhas asas
Que seja ousado ao me acariciar
Que me provoque arrepios, me faça delirar

Que faça meu corpo inteiro arder
Que não perca a ternura ao me envolver
Que revele suas mais profundas intenções
E nos permita vivenciar loucas sensações

Que seja a perfeita união de corpo e alma
Momento de aconchego, prenúncio da calma


Enfim, que seja o que tiver que ser
E antes mesmo do dia amanhecer,
Minha poesia a de Vinícius se misture:

Elciana Goedert (Ciça)


ANATOMIA DE UM BEIJO

Línguas tépidas
Buscam-se
sedentas
Ávidas
Intrépidas

Fluidificadas
Enroscam-se
Ativam reações
Sabores trocados
Aceleram corações

Carinho ímpar
Elo de almas
Prepara o corpo
Um amálgama
Da arte de amar

Elciana Goedert (Ciça)



A escritora e poetisa Elciana Goedert (Ciça), como é conhecida nas redes sociais, nasceu em Ivaiporã, interior do Paraná. Reside em Curitiba desde 1996, e em 2012 começou a participar ativamente dos movimentos literários da capital.
Em 2011 começou a publicar poesias em seu blog - Descobrindo quem sou (http://elciana-descobrindoquemsou.blogspot.com.br/) - e no perfil pessoal do Facebook.
Mais tarde criou uma página com suas poesias nesta rede social: Ciça - Universo em Versos (https://www.facebook.com/universoemversos), e enfim, em 2014 publicou seu primeiro livro (Eu e a Poesia - ed. Maple).
Este ano reuniu suas poesias eróticas e apresenta-as no livro "Sob a ÓTICA de ERos: poesias para a alma", com o selo editorial das Produções Editoriais Catalina, que faz parte das publicações da Editora Bolsa Nacional do Livro. Nesta obra o amor e o sexo mostram-se intimamente vinculados. De acordo com a própria autora "para as mulheres o erotismo está ligado não só ao sexo, mas também ao amor, e talvez seja por isso que a maioria delas romantize o ato carnal. No olhar feminino, amor e sexo são complementos um do outro, e sendo assim, além de se expressarem sobre o amor romântico, as mulheres também podem se expressar sobre o prazer, o erotismo, a volúpia, a lascívia, o sexo..."



Publicações da autora:

1. Livro:
Eu e a Poesia - Editora Maple (2014)

2. Participação em Antologias Poéticas:
CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS 2012 - Prêmio Sarau Brasil
I Antologia da Confraria da Poesia Informal – 2013
II Antologia da Confraria da Poesia Informal - 2014
Poesias Escolhidas Vol. II: O Melhor de Mim - Ed. Poesias Escolhidas - 2014
Elas São de Marte - Mulheres Sem Censura - 2015
III Antologia da Confraria da Poesia Informal - 2015
Folhetim dos Poetas Malditos – 2015
Conexão Feira do Poeta – 2015


SERVIÇO:

Lançamento: Sob a Ótica de Eros - Poemas
Autora: Elciana Goedert
Data e Horário: 27/08/2016 - a partir das 14h
Local: Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189
Centro, Curitiba - PR
15/08/2016 - 15:19
Imprimir Comunicar erro mais opções
Em 19 de agosto será o lançamento do livro "Eu Poema" de Giovani Zilli, no Bisa Basílio Café, rua Coronel Ducídio, 1822, Curitiba, das 18 às 20 horas. O livro de 100 páginas foi publicado pela editora Liberum: http://www.editoraliberum.com/products/eu-poema/



"O que outrora fora forma literária, hoje se faz sonho realizado.
O que vem de dentro, o que se fez palavras, verdades ou
fingimentos grafados se materializam nesta pequena seleção de poemas. "




Na continuação um poema de Giovani Zilli:



SONETO AO RENASCIMENTO

Prima facie, acordo para o mundo
Pleno, sorriso no canto da boca
Vou além, à frente, meio, ao fundo
Pulsante, nada na orbe me sufoca.
Agora, renascido e fecundo
Tomo com gosto e brindo a vida
Em agradecimento profundo
Que regenera e fecha a ferida.
Cicatriz não importa, nem pus
Nem marca em minha face contida
Pois lutei, à morte me contrapus
Quis ficar, barrei a minha ida
Confiei nas palavras de Jesus

Giovani Zilli
03/08/2016 - 14:55
Imprimir Comunicar erro mais opções


Prefácio

Este novo livro da escritora curitibana Neyd Montingelli é a misteriosa trama policial, tecida de crime e castigo, culpa e paixão.

Neyd é casada com Tadeu Montingelli, tem 4 filhas. Psicóloga, com formação em Nutrição, Processamento de Alimentos e Laticínios, já servidora da Caixa Econômica Federal, tem 11 livros publicados. Seus textos brilham em mais 54 antologias.

Foi agraciada com os troféus Cecília Meireles, Federico Garcia Lorca e com o Troféu Melhores Cronistas, Responsabilidade Cultural da Juruá Editora e do Instituto Memória. Recebeu ainda as medalhas Monteiro Lobato e Melhores Poetas da Editora Mágico de Oz, além de outras.

Nas páginas que a esta sucede, os leitores encontrarão fascinante enredo, onde a reivindicação de uma herança surrupiada, junto com cartas jamais entregues ao seu destinatário, acabam por revelar os afetos e temores de uma tia encarcerada por longos 30 anos.

A ficção é ambientada em Barretos, cidade dos rodeios campeiros, no interior de São Paulo, lá onde as pessoas falam português carregando nos rrrs, e é mistério também saber como os cantores sertanejos entram dentro de suas justíssimas calças.

A trama contempla ainda nossa amada cidade de Curitiba, capital do Paraná, cenário escolhido para o exilio voluntário da personagem chave. Quis assim a autora homenagear a cidade onde vive, berço de seus ancestrais, os pioneiros imigrantes poloneses Makiolka.

Mas, voltando à ficção: o episódio que desencadeia o enredo é inusitado tiroteio dentro de uma sala de parto, num hospital de Barretos.

As crianças ali nascidas naquele instante têm suas vidas dramaticamente marcadas. Tudo provocado pelo amor impossível entre a filha de um policial, de tradicional família do interior paulista, e um bandido condenado e foragido, ligado ao tráfico de drogas e armas.

Contemporâneo, o drama retrata a ruptura social do Brasil dos nossos dias. Uma sociedade permeável às ambições intestinas onde as entranhas de posse tentam vencer o Amor e superar a Essência de Dádiva.

Há aqui muito sangue derramado. Afinal não está no Sangue toda a Esperança? Por que o Sangue que nos veste, que veste a nossa Humanidade, também tece nossas vestes luminosas.

Os sábios asseguram que assim é. Só quando estamos sofrendo é que os Anjos podem nos tocar. Peçamos, sempre, no ato de escrever, Neyd e eu, e também vocês, caríssimos leitores ou leitoras, que o Céu nos conceda a Palavra Perfeita, a que não pode ser aprendida. A verdadeira inspiração original.

Vale a leitura.

Rafael Greca de Macedo*

*Foi Prefeito de Curitiba (1993-1996), Ministro de Estado do Brasil, engenheiro urbanista do IPPUC, é membro da Academia Paranaense de Letras.
Isabel Furini
 
Isabel Furini, escritora e educadora. Recebeu prêmios em concursos de poesia e de contos. Publicou 15 livros, entre eles: Mensagens das Flores e Ele e outros contos. Também escreve para o público infanto-juvenil. É autora da coleção "Corujinha e os Filósofos" da Editora Bolsa Nacional do Livro de Curitiba.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
 
Hospedado pela: