19/09/17
33º/19ºLONDRINA
 -
 -
03/09/2014 - 08:22
Imprimir Comunicar erro mais opções
Você escutou alguma vez a frase: "filho de peixe, peixinho é". Sim, peixinho é, mas nem sempre com as mesmas características.

Sabemos que muitas famílias tem paixão por alguma arte em especial. E os pais sentem-se realizados quando seus filhos seguem seus passos. Entre eles o ator e cantor Dado Dolabella, filho de Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues; Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro; Camila Pitanga filha do ator Antônio Pitanga. A lista seria longa, mas o importante é destacar que o caso da escritora Maria Sampaio é diferente. Filha da atriz Isadora Ribeiro, a jovem Maria Sampaio decidiu seguir o seu próprio caminho e realizar o seu sonho: ser escritora.

Foto divulgação.
Foto divulgação. - A atriz Isadora Ribeiro e sua filha, a escritora Maria Sampaio.
A atriz Isadora Ribeiro e sua filha, a escritora Maria Sampaio.

Maria Sampaio receberá em 14 de setembro, 11 horas, no Solar do Rosário, em Curitiba, um Certificado de Honra ao Mérito "Jovem Escritora". Aos 17 anos Maria lança seu primeiro livro Vicentinho e surpreende pelos assuntos que aborda. O livro narra a morte de um adolescente, a dor da família, a decisão do pai de morar no Chile com o intuito de escrever para uma editora sobre suas experiências. Nessa viagem Gustavo se envolve mais que o planejado com os residentes da província e seus impulsos colocam em questão sua ética e sanidade.

Entrevistamos Maria Sampaio para falar do lançamento de seu primeiro romance.

Maria, como surgiu o livro Vicentinho, qual foi o ponto de partida?
Eu vinha escrevendo crônicas e queria dar início a um projeto maior. Um romance inteiro. E a partir disso fui tentando encontrar uma ideia que fugisse totalmente de qualquer coisa que eu já tivesse vivido. Pensei em falar sobre uma dor gigantesca capaz de levar à loucura. E nisso, a história surgiu.

Como foi a criação de personagens? Você se baseou em pessoas reais?
Eu comecei criando Gustavo - o pai desolado - e com essa personalidade pronta sabia apenas que ele tinha um filho e uma esposa. Tentei enxergar esses dois últimos pelo olhar de Gustavo e a história foi sendo criada junto com os perfis de personagem. Não são inspirados em pessoas reais.

Você imaginou um público alvo para Vicentinho?
Pelas críticas e comentários que tenho recebido, é sem dúvida um livro para o público adulto. Mas eu realmente não tive esse tópico em mente durante o processo de criação.

Como foi a experiência de lançar um livro?
Foi um sonho realizado! Ver sua obra circulando nas mãos das pessoas, receber opiniões, ter leitores, é uma experiência totalmente diferente de ter o arquivo pronto no computador. O livro não é uma peça estática, existe agora a interação da história com o público e ter contato com isso é impagável.

Você lançará esse livro em outros estados do Brasil?
Sim! Já estamos pensando em fazer um lançamento em Curitiba e de repente em São Paulo, mas para as pessoas de outros estados o livro está disponível para compra online no site das grandes livrarias.

A jovem romancista Maria Sampaio autografando seu livro Vicentinho.
A jovem romancista Maria Sampaio autografando seu livro Vicentinho.

SERVIÇO:
Livro: Vicentinho, Giostri Editora, 96 páginas
Autora: Maria Sampaio
Entrega de Certificado Honra ao Mérito: 14 de setembro, 11 horas, no Solar do Rosário, Duque de Caxias, 04, Centro Histórico de Curitiba.
No evento que reunirá artes plásticas, litertura e música, com curadoria de Carlos Zemek, os participantes do Coro e do Madrigal da UFPR, sob regência de Felipe Biesek farão uma apresentação.
ENTRADA FRANCA
COMENTE ESTE POST

 Caracteres restantes : 2000
Isabel Furini
 
Isabel Furini, escritora e educadora. Recebeu prêmios em concursos de poesia e de contos. Publicou 15 livros, entre eles: Mensagens das Flores e Ele e outros contos. Também escreve para o público infanto-juvenil. É autora da coleção "Corujinha e os Filósofos" da Editora Bolsa Nacional do Livro de Curitiba.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE