Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

De olho aberto

19 mai 2019 às 09:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois da definição de que as Olimpíadas serão realizadas no Japão, o país passou a incentivar a prática esportiva como nunca visto antes. O investimento está sendo maciço com a criação de ligas profissionais de vários esportes e no treinamento dos atletas que já carimbaram o lugar na delegação olímpica.
Apesar de todo esforço, o Japão ainda peca pela falta de uma "tradição esportiva" profissional e competitiva. O esporte por aqui é muito mais educativo do que competitivo, razão das escolas (colégios e universidades) serem o grande celeiro de futuros atletas, fornecendo mão de obra para as equipes profissionais de quase todas as modalidades.
O que não está acompanhando o progresso esportivo na mesma velocidade são os árbitros, seja de que esporte for. Os erros são grotescos em todos os níveis, dos campeonato estudantis até o profissional. Acredito que muitos nunca praticaram o esporte que apitam, pois pecam exageradamente na interpretação de lances como obstrução, vantagem, impedimento e outras ações que diferem um pouco do que dizem os livros de regras.
Na décima primeira rodada da J.League realizada neste sábado, aconteceu o que parecia impossível. No jogo entre o Mitsubishi Red Diamond e Hiratsuka Bellmare houve um erro gravíssimo, quando o árbitro não validou um gol do Bellmare. Depois do chute rasteiro a bola bateu na trave e foi para a rede. O atacante vibrou, o zagueiro ficou lamentando, enquanto o goleiro foi buscar a bola dentro do gol para recolocá-la no circulo central. O gol foi tão claro que nenhum jogador ou público teve dúvidas do ocorrido.
Acontece que o "dono do apito" mesmo vendo todas as reações dos atletas, não conseguiu interpretar que a bola havia entrado e mandou o jogo seguir. Nenhuma das equipes acreditou no que estava acontecendo, até que perceberam que a bola estava em jogo.
As reclamações foram muitas, mas o árbitro não voltou atrás e tão pouco reconheceu que havia errado.
Num país com mais tradição esportiva, um erro tão grave como esse seria punido com o afastamento temporário do árbitro, alegando a necessidade de uma reciclagem, mas aqui nada acontece, e os jogos e jogadores vão sendo prejudicados dia após dia.
Acho que não deve haver nada mais do que falta de experiência e competência, mas é sempre bom ficar de olho para ver até onde tudo isso pode chegar porque até o presidente do Comite Olímpico japonês foi afastado sob suspeita de corrupção.

Red Diamond e Bellmare

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade