Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pergunta de leitora - O amor é para os bravos

22 ago 2019 às 20:43
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fico me perguntando sobre o porquê de haver tanta violência contra a mulher. Muitas vezes os homens casam com mulheres tão vivas, cheias de sonhos e planos, mas depois de um tempo os homens ficam controladores e com ciúmes. No começo muitos homens vão atrás de mulheres que se arrumam e se produzem e depois que se casam proíbem suas mulheres de ficarem bonitas. Por que isso tudo? O que será que acontece? E o oposto também é verdadeiro, ou seja, mulheres que passam a querer controlar seus maridos e não deixá-los sair com amigos e tal. Isso tudo é tão curioso...


Isso tudo, na verdade, é muito empobrecedor. O controle, seja de homens sobre mulheres ou vice-versa - afinal, controlar independe do gênero - é algo que limita a espontaneidade e faz com que os relacionamentos fiquem enrijecidos e desgastantes, gerando e perpetuando toda uma série de mal-entendidos. Homens e mulheres precisam aprender a se relacionar, mas quando isso não acontece o que sobressai é o controle.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O grande erro da maioria dos relacionamentos conforme vai decorrendo o tempo é não tolerar a vida. Veja bem, quando nos encantamos por alguém ficamos apaixonados pela vida que há dentro de determinada pessoa. Pode ser sua beleza física, sua sagacidade, seu humor, sua forma de ver e se relacionar com a vida. Isso tudo gera encantamento e nos atrai. Aí quando um relacionamento começa inicia-se também os medos. Qual o medo principal? É de perder o amor daquela pessoa que tanto nos encantou. Pensamos que se nos sentimos tão atraídos por ela outras pessoas também poderão se sentir atraídas e isso gera insegurança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Sentir insegurança é algo sempre ameaçador e tendemos a nos evadir daquilo que nos coloca numa situação desconfortável. Ora, queremos sentir segurança ao invés de insegurança. E então começamos a criar mecanismos de controle acreditando que assim vamos ter tudo seguro. Muitos homens e mulheres passam então a controlar a vida do parceiro(a). Não querem que suas mulheres fiquem muito atraentes, que seus homens fiquem livres, e por aí vai. Acham que assim ficarão seguros, mas não percebem que também tiram toda a vida do outro fazendo com que aquilo que inicialmente tanto atraiu morra. O relacionamento vai ficando morto e sem graça, cheio de proibições e controles. O encantamento original, repleto de vida, passa a virar uma sepultura. Sepulturas não oferecem riscos. Ninguém quer.

Para se viver um relacionamento que seja vivo é necessário tolerar a insegurança. Nenhum relacionamento oferece segurança e certezas. Não devemos exigir isso. Só há certezas na morte e não na vida e enquanto isso não for entendido não haverá possibilidade de haver relacionamentos vivos. Só pode se relacionar verdadeiramente quem aceita os riscos e não exige o que um relacionamento não tem como dar. Relacionar-se é só para os corajosos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade