 |
| DIVERSÃO E CULTURA - LIVROS |
|
|
|
|
|
24/07/2009 -- 15h10 Não adianta esconder: É melhor contar tudo!
Livro do escritor espanhol Antonio Nuñez usa exemplos de grandes líderes mundiais para mostrar qual a melhor forma de transmitir uma mensagem |
|
|
|
|
 |
 |
Em uma sociedade continuamente bombardeada com informações e novos meios de comunicação, conseguir um minuto de atenção é uma grande façanha. Antonio Núñez nos traz neste livro um estudo minucioso sobre a melhor forma de transmitir uma mensagem e ser ouvido: contar uma história.
O antigo hábito de se reunir ao redor de uma fogueira para ouvir o contador de histórias narrar um caso, ainda é a melhor ferramenta para seduzir o público. A arte de contar uma história é cheia de sutilezas e pressupõe, antes de mais nada,,, que sejamos capazes de nos contarmos bem nossa própria história ("somos um a história que se alimenta de histórias").
Se nós não a contarmos, os outros vão contá-la à sua maneira, que pode não ser absolutamente a maneira que nós desejamos. Produtos, marcas, ídolos, tudo é parecido, abundante e nada se destaca. Só uma boa história pode fazer surgir da infinidade de meios e mensagens um brilho particular.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar uma história e divulgá-la via internet: muitas viram verdadeiros " sucessos de bilheteria" ("já não mandam os gigantes dos meios de comunicação, manda a melhor história"). Como isso acontece? Como conseguir ouvintes na Era da Economia da Atenção?
O autor, utilizando inúmeros exemplos extraídos de filmes, séries de TV, comerciais de sucesso, livros, e de personalidades de maior peso, como políticos, atores ou personagens de filmes e de livros, mostra o caminho para a construção de uma história bem contada e convincente.
De Lula a Madonna, da Levi’s à Toyota, todos contam uma história que fez sucesso graças ao emprego de metáforas e arquétipos bem estruturados e elaborados e que tiveram a habilidade de prender a atenção do público. É preciso montar o enredo, criar um conflito, escolher o gênero ( policial, thriller, love story etc.) e carregar a narrativa de suspense, aventura, emoção, enfim, criar uma boa e convincente história, capaz de gerar empatia e cativar o sonhado público - ou chefe, namorado, consumidor ou o quem quer que estejamos tentando atrair.
A arte de elaborar uma história atraente faz deste livro uma leitura importante e divertida, não só para os profissionais da comunicação como para todos os públicos.
Sobre o autor:
Antonio Núñez, nascido em 1970 em Jerez, na Espanha, fez licenciatura em Administração de Empresas e MBA pela ESADE. Estrategista de comunicação, escritor e professor de storytelling, é membro da National Storytelling Network.
É sócio-diretor de Estratégia da agência de comunicação *SCPF, assessorando candidatos políticos e partidos políticos, celebridades e meios de comunicação. Vive entre Barcelona, Madrid e Miami.
Ficha técnica:
Título: É melhor contar tudo
Autor: Antonio Núñez
Editora: Nobel
ISBN: 978-85-213-1528-5
N.de páginas: 206
Preço: 39,00 |
 |
| Redação Bonde |
 |
|
|
|
|
 |
|
|
 |
| Comente esta notícia
|
|
 |
| Comentários dos internautas |
|
|
|
Após discussão, condutora joga carro contra motocicleta
Caros amigos,
Vejo aqui cada comentário, sobre incidênte, mas que não vem ao caso.
Pura maldade.......mas com certeza será Fácil achar um corsa com ... + Veja mais deste comentário CARLOS
"Londrina é modelo a ser seguido", diz revista Veja
 Colocado originalmente por RafaelLeu na Veja, azar o seu! Êitia Rafael!Sabia que tem uma comunidade no Ork... + Veja mais deste comentário Roberto |
 |
 |
|
 |
|
 |
|
|
|
|
 |
|
|
 |
 |
|
|
|