Voltar
  RSS
Grandes clubes, frágeis seleções
19/06/2010

As grandes seleções européias têm sido as maiores decepções da Copa. França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha, donos dos maiores clubes europeus estão mostrando que a excessiva importação de jogadores é nociva na hora de formar as seleções nacionais. Enquanto eles fracassam, os sul americanos, maiores fornecedores de craques para seus clubes, seguem invictos.

Amanhã tem Brasil

A Costa do Marfim tem um time forte na parte física e deve exigir muito mais do que a Coréia do Norte exigiu. Nosso time vai enfrentar uma situação diferente, mas creio que é franco favorito.

O parentesco na Copa

Um fato curioso na Copa: o parentesco entre jogadores ou treinadores. A Costa do Marfim, nosso adversário de amanhã, começa a lista com os irmãos Kolo e Yaya Touré.

O Paraguai veio com os irmãos Barreto, Diego e Edgard. A Eslovênia com os primos, os goleIros Samir e Jasmim Handanovic.

Gana conta com os filhos de Abedi Pelé, o maior jogador ganes de todos os tempos. São eles Ibrahim e Andrew Ayen.

Um fato curioso envolve os irmãos Boateng, Jerome e Prince, Nasceram na Alemanha, mas são de origem ganesa. Jerome defende a Alemanha enquanto Prince joga por Gana.

Na Argentina o parentesco pode ser considerado um caso de nepotismo: O meia Aguero é genro do técnico Maradona. Nos Estados Unidos a ligação de técnico com jogador é de pai para filho. Bob Bradley, o treinador, é pai do volante Michel Bradley.

No time de Camarões o veterano Rigoberto Song, de 34 anos, é tio do jovem Alex Song, uma das revelações da equipe.

O maior caso de parentesco, entretanto, quem mostra é Honduras. Nela estão os irmãos Jerry, Johnny e Wilson, todos da família Palácios.

A Costa do Marfim

O país está situado na Costa Oeste da África. Abidjan, a sua capital, um dia já mereceu o apelido de "Paris da África". Até hoje ela está ligeiramente à frente de suas irmãs da costa oeste do continente. Tem ruas asfaltadas, prédios grandes e outros sinais de progresso. Mas é também exemplo de decadência, de como a África pode fazer mal a si mesma.

Em agosto deste 2010 a Costa do Marfim completa 50 anos de independência da França. E o que aconteceu com ela desde então tem muito a ver com golpes, ganância, guerras de um país riquíssimo, mas que infelizmente ainda não conseguiu ser um só. É a história de uma nação que arruinou o próprio desenvolvimento e que não pode mais jogar a culpa simplesmente na colonização européia.

Hoje a Costa do Marfim está praticamente cortada ao meio. O centro-sul é do governo enquanto o norte fica com os rebeldes. Uma cisão que começou em 2002, mas que efetivamente não se resolveu até hoje. A conseqüência foi a estagnação de uma das economias mais prósperas do continente.

A guerra é o maior desafio do atual presidente, Laurent Gbagbo, que assumiu o cargo dois anos antes. Mas, ao mesmo tempo, ela o ajuda a se manter no poder. Já são dez anos sem eleições sob a justificativa da instabilidade política.
O presidente Gbagbo é muito esperto, muito habilidoso. Só vai deixar a população votar quando tiver absoluta certeza de que vai ganhar.

Era pra ter havido eleição em 2005, mas ela foi adiada por causa dos conflitos. Seria então no início de 2010, mas, dizem, agora deve ficar para 2011...
  Comentários (01)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Sem brilho, mas valeu
16/06/2010

Foi assim com os outros componentes do chamado grupo dos favoritos. O Brasil não mostrou o futebol esperado, teve uma atuação apática, mas o importante foi a vitória, os três pontos conquistados. A Coréia do Norte foi valente, marcou forte e saiu satisfeita com o resultado. Perder por apenas dois a um para o Brasil foi um grande feito para uma seleção sem maiores tradições. Esse resultado encoraja os norte coreano a buscar a vitória contra Costa do Marfim e Portugal.

O Brasil vai precisar jogar mais, muito mais, para encarar a Costa do Marfim, um time muito forte fisicamente e de melhor qualidade. Os marfinenses endureceram para Portugal e podem ser um duro obstáculo para os brasileiros, Certamente eles não vão jogar aberto e se utilizarão do sistema aplicado pela Coréia do Norte.

A Copa vai agora para a segunda rodada e a obrigação de vencer deve provocar jogos mais ofensivos e diminuir a retranca que a maioria vem adotando. Pode crer que os gols vão sair.

Coisas da África

O frio tem judiado de todos. Temperaturas beirando zero grau ou abaixo de zero vão continuar acontecendo até o meio da semana que vem. O vento, quase sempre forte, é que complica. É o famoso "trinca orelhas".

Tem gente comendo carne de animais selvagens por aqui. Há, em Joanesburgo, um restaurante que serve, em rodízio, assados de zebra, girafa e outros bichos por preço equivalente a 45 reais. Mesmo criando os animais para o abate, é preciso algumas licenças do governo para promover o churrasco. Os únicos animais que escapam do espeto são os componentes do "Big Five". São eles o leão, o leopardo, elefante, búfalo e o rinoceronte,
  Comentários (02)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Os empates iniciais
13/06/2010

O empate na estréia, contra o México, deixou a torcida sul africana frustrada. O resultado numérico foi bom, mas a lamentação foi porque uma falha da defesa custou o empate.
A festa da vitória estava preparada e acabou não dando certo. Nem o som das vuvuzelas adiantou. O time do Parreira vai jogar tudo contra o Uruguai, na quarta-feira.

Já o zero a zero de Uruguai e França foi sofrível. Foi o jogo do medo de perder, com os franceses jogando um pouco melhor. A briga pela classificação promete muito equilíbrio.

O "frangaço" do goleiro Green, da Inglaterra, foi o destaque do um a um dos britânicos com os norte americanos. O anunciado jogo de risco não comprovou o favoritismo da Inglaterra.

A Seleção poliglota

"Goeie Môre", " Njani" e "Good Morning". Essas são apenas três das possibilidades de dizer "Bom Dia" a alguém da seleção da África do Sul, isso porque dos 11 idiomas oficiais do país sede da Copa do Mundo, seis são usados na delegação.

O inglês, é claro, domina as conversas. Mas há também quem use o zulu, o afrikaans, o sepedi, setswana e o sesotho. Há ainda um "intruso": o português. Tudo por conta da comissão técnica comandada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira.

Há seis idiomas diferentes na delegação, além do português de Parreira. Nos treinos eles falam inglês a maior parte do tempo. Mas depois, quem fala zulu se comunica em zulu, os que falam sesotho em sesotho e assim por diante.

Segundo Parreira, é raro os jogadores usarem os dialetos durante um treinamento. Mas quando isso acontece é uma confusão danada. Porém, como o inglês domina, o técnico da seleção sul-africana não tem tido dificuldades no contato com o elenco.
  Comentários (01)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Direto da Copa
10/06/2010

Artistas internacionais e africanos despertam a atenção de todos antes da bola rolar aqui África do Sul. Shows hoje e amanhã. Depois virá o espetáculo dos astros da bola.

Com a recuperação de Julio César, o Brasil deverá ter a escalação dos sonhos de Dunga na estréia na contra a Coréia do Norte: Julio César, Maicon, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano e Kaká: Robinho. O curioso é que o Brasil nunca começou um jogo com essa constituição. Por aqui, na África do Sul, a nossa seleção recebe elogios pela segurança de sua defesa.

Começar com vitória diante do México é tudo o que quer o povo sul africano. A meta do time de Parreira é passar para a segunda fase, uma tarefa nada fácil quando os adversários, além dos mexicanos, são Uruguai e França. Vitória na estréia será fundamental para atingir o objetivo.

Jornalistas portugueses, espanhóis e chineses foram assaltados em hotéis aqui de Joanesburgo. A grande cidade é perigosa, principalmente no centro e nos subúrbios.

A estréia do Brasil, terça-feira, contra a Coréia do Norte, terá o húngaro Viktor Kassai no apito, auxiliado por Gabor Eros e Tibor Vamos. O árbitro apitou a vitória de 3 a 2 da seleção brasileira sobre a Coréia do Sul no Mundial Sub-20 de 2007. O zagueiro Luisão, atualmente no grupo de Dunga, fazia parte da equipe de base naquela partida. No mesmo campeonato, o húngaro coordenou a derrota de 1 a 0 dos norte-coreanos para a Argentina.

O árbitro brasileiro Carlos Simon e seus dois auxiliares, Altemir Hausmann e Roberto Braatz, vão estrear na Copa do Mundo falando inglês. O primeiro jogo do trio no Mundial será o duelo entre Inglaterra e Estados Unidos, pelo Grupo C. É a partida considerada com maior risco na competição. A Al-Qaeda chegou a fazer ameaças de atentado para o jogo, que marca a estréia das duas equipes no Mundial. Será em Rustemburgo, segunda-feira, às 15h30m. A partida marcará a largada de Carlos Simon em sua terceira Copa do Mundo. É um recorde na arbitragem brasileira.

O Centro de Imprensa aqui de Joanesburgo é o maior (em espaço físico) de todas as Copas que acompanhei. Localizado num gigantesco Centro de Eventos, ele não é concentrado como os da Itália, Estados Unidos, França, Coréia do Sul e Alemanha. O problema está nos arredores onde falta o calçamento. Localizado ao lado do Estádio Soccer City, o espaço onde está a imprensa mundial conta com lojas e bons restaurantes.

Um bom almoço do tipo self service custa 65 Rands, aproximadamente 16 reais. Já uma garrafa de água mineral, refrigerante ou um copo médio de café custa 15 Rands, ou quase 4 Reais.

Enfrentamos hoje um dia muito frio. A temperatura mínima foi de seis graus, mas o forte vento deu uma sensação térmica de dois graus. A propósito, o frio aqui é seco. A meteorologia está prevendo apenas dois dias chuvosos aqui para Joanesburgo durante o mês inteiro de disputa dos jogos.
  Comentários (00)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Tudo pronto na África do Sul
09/06/2010


Está chegando a hora da bola rolar. África do Sul e México abrem a Copa aqui em Joanesburgo, no Soccer City, estádio que fica ao lado do Centro de Imprensa, onde estamos desenvolvendo o nosso trabalho.

A viagem até aqui foi muito tranqüila. Num A-340-600, novíssimo, da South África Airways, viemos juntos com duas personalidades de histórias extremas para o futebol brasileiro: O Rei Pelé, que nos deu alegria em 1958, 1962 e 1970, sem contar que foi o maior futebolista de todos os tempos – e o uruguaio Gighia, autor do gol que provocou o Maracanazzo, em 1950.

Também estavam no vôo os ex-craques Júnior e Casagrande, jornalistas brasileiros, argentinos e chilenos. Quanto a torcedores, muitos argentinos e poucos brasileiros.

Os sul africanos estão prontos para a Copa. Eles querem mostrar a imagem do país através do futebol.

É aqui, na África do Sul que começou a humanidade: os vestígios dos nossos antepassados são ainda visíveis em pegadas fossilizadas com mais de 80.000 anos e ainda as pinturas rupestres mais antigas do mundo.

A África do Sul é a força motriz de todo o continente africano, a economia mais avançada e diversificada, com infra-estruturas a condizer com qualquer outro país do chamado primeiro mundo, das nações industrializadas.

O país dispõe de auto-estradas ao longo dos 2.000 quilômetros do país, de Musina, lá bem em cima no mapa, até à Cidade do Cabo, lá bem em baixo. Recebe milhões de viajantes internacionais que desembarcam nos modernos aeroportos sul africanos todos os anos.

Cerca de dois terços da eletricidade de África é gerada aqui. Aproximadamente 40% dos telefones do continente estão aqui. Mais de metade da platina de todo o mundo e 10% do seu ouro estão nas minas deste país. E que agora desperta a atenção de todo o mundo ao sediar a Copa do Mundo de Futebol. A primeira no continente africano. A África do Sul está pronta para mostrar ao mundo a sua imagem, capaz de impressionar os homens de todos os continentes. Vamos acreditar!
  Comentários (00)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Na Copa do Mundo
07/06/2010


Amigos leitores, como integrante da Equipe da Rádio Paiquerê, estou seguindo hoje para a África do Sul onde vamos cobrir a Copa do Mundo. Será minha sexta Copa, um verdadeiro recorde para um radialista que sempre viveu no interior. Gratificante em todos os sentidos, pois cobrir eventos dessa natureza é o sonho de todos na profissão. Lá da África, vamos enviar as nossas linhas abordando o Mundial e as coisas do continente africano.

Apesar de todos os anúncios que denunciam violência e falta de estrutura, acredito que a África do Sul fará uma ótima Copa. Lá estive na Copa das Confederações, no ano passado, e pude sentir uma grande semelhança estrutural entre o país sede da Copa 2010 e o nosso Brasil.

Os riscos que vamos correr em Joanesburgo são os mesmos que corremos em São Paulo, no Rio de Janeiro e até mesmo em Londrina. Por não ser um país do "primeiro mundo", por conviver com a pobreza e a falta de estrutura na mesma intensidade em que vivemos, é que todos esses fatos são comentados.

Entendo que as obras de preparação para a Copa e a forte estrutura de segurança armada ficarão como benefícios para o futuro dos sul africanos.

Já na bola, na disputa do título, acredito numa Copa muito difícil e que cinco ou seis países se apresentam com condições de ganhar. Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Brasil são os meus favoritos. Não acredito nos africanos, nem num campeão que não figure nesse grupo de elite que citei.

Trocando em miúdos, espero já na quarta-feira postar as primeiras linhas desde Joanesburgo, onde será a nossa base. Espero continuar contando com atenção e o carinho dos amigos leitores.

Vamos esperar que a bola role legal, que tenhamos numa ótima Copa e que vença o melhor, desde que seja o Brasil.

PS: Acompanhe-nos também a través da Rádio. A Paiquerê preparou uma cobertura que será, modéstia à parte, uma das melhores do rádio brasileiro. Sintonize a Rádio, através das suas ondas ou pela internet no www.paiquere.com.br.
  Comentários (01)
Versão para impressão Enviar por e-mail
E não vai começar!
08/05/2010

A Federação Paranaense foi derrotada mais uma vez. O Iguaçu conseguiu um mandado de garantia no TJD e o Campeonato de Acesso não começa no final de semana como estava programado. Mais uma vez a entidade quis passar por cima da lei e não deu certo. Os homens que comandam o futebol estadual foram ingênuos quando acreditaram que o mesmo Tribunal que tinha dado ganho de causa ao time de União da Vitória, o incluindo na disputa do Campeonato, não concederia o tal mandado.

O ato, provavelmente ofereça justiça ao Iguaçu, mas traz enormes prejuízos aos demais participantes que montaram seus times e seguem sem jogar.

Para o Londrina, se no lado financeiro houve prejuízo, na parte técnica o adiamento foi benéfico. Com pelo menos uma semana a mais (talvez duas, porque o caso do Iguaçu somente será julgado pelo STJD na próxima quinta-feira) Célio Silva terá mais tempo para entrosar os novos contratados. Além disso, o LEC poderá iniciar o certame com o Estádio do Café recuperado, não tendo que sair da cidade para mandar o seu jogo da segunda rodada.

A propósito, mais uma vez a Federação agiu como carrasco com seus pobres filiados da Segundona ao estipular em regulamento que o clube cujo estádio não estiver apto a receber as partidas terá que mandar seus jogos em praças distantes mais de 100 quilômetros de sua sede.

O que se conclui é que os homens da FPF mudam, mas os desmandos e a ignorância continuam. E que os dirigentes dos clubes seguem não lendo e discutindo os regulamentos nos arbitrais.

O que começa

Enquanto o nosso encrencado Campeonato da Segunda Divisão não começa, o Brasileiro tem hoje e amanhã a sua primeira rodada. Um longo campeonato de 38 rodadas e que vai até o dia cinco de dezembro.

Uma verdadeira maratona que vale o título e vagas para a Copa Libertadores da América e pára a Copa Sul Americana. Vai sobrar emoção.
  Comentários (01)
Versão para impressão Enviar por e-mail
E vai começar!
06/05/2010

E o Campeonato Paranaense de Acesso vai começar. A Federação passou por cima de muita coisa que ameaça impedir a largada do certame, compôs uma nova tabela e a bola vai rolar no domingo.

Um começo assim, de "sopetão" pega o Londrina Esporte Clube de surpresa, pois todos imaginavam que ele somente estrearia na segunda rodada. E assim sendo, Célio Silva vai colocar em campo, lá em Foz do Iguaçu, um time ainda incompleto e sem a preparação indevida.

O time entra mal preparado porque a primeira etapa de treinamentos, sem os reforços, pouco valeu. A manutenção do grupo que disputou a Copa do Brasil foi teimosia dos dirigentes e agora o LEC terá que entrosar suas linhas durante o próprio campeonato.

A nova tabela ajuda em muito o Tubarão desde que ele se imponha nos jogos em casa e faça prevalecer o fato de jogar diante de sua torcida. Depois do jogo de Foz, time terá somente mais duas saídas, em Apucarana e Cascavel. Serão seis jogos em casa e três fora. Ema tabela preparada para que o LEC se classifique.

É isso aí! É esperar para ver e torcer para que venha um bom resultado. Começar com vitória será fundamental para um time que ainda não ganhou a confiança da torcida.

Maldição ou má ação?

E o sonho de conquistar a Libertadores acabou para o Corinthians. A vitória sobre o Flamengo foi insuficiente devido ao desgraçado (para os corintianos) item de desempate chamado GOL MARCADO FORA DE CASA. O fato é que mais um aniversariante de centenário se deu mal.

Não acho que o Timão foi vítima da comentada "maldição" de quem completa cem anos. Entendo que a ação corintiana para tal é que não deu certo. Ao preterir o Campeonato Paulista, Mano Menezes não conseguiu formar o time ideal, Ronaldo jogou pouco, muitas contusões de demoradas soluções - e deu no que deu.

Agora é juntar os cacos e partir para a próxima, que já começa domingo, contra o Atlético Paranaense, pelo Brasileiro. E lembrando que os jogos terão o mesmo valor e que conquistar pontos logo no início será fundamental.

Quanto à estruturação, é aguardar para ver o que vai acontecer. Ronaldo fica? Mano permanece? Haverá mudanças fortes no elenco? As respostas virão nos próximos dias, no baixar da poeira.

Os outros

Na Libertadores, o São Paulo segue jogando sem convencer, mas continua na competição. Agora vai pegar o embalado Cruzeiro. Na Copa do Brasil, enquanto o Palmeiras é desclassificado pelo Atlético Goianiense, o Santos dá a volta por cima e despacha o Atlético Mineiro.

O fracasso do Palmeiras é justificado pelas limitações do seu elenco. O sucesso do Santos é creditado à euforia e à competência dos seus meninos que continuam "jogando e brincando" o futebol. Agora vem o Grêmio, outro campeão estadual. Será que desbancará a molecada? Acho difícil, pois tenho o Santos como o grande favorito para ganhar a Copa do Brasil.
  Comentários (01)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Difícil de acreditar
26/04/2010

Faltando pouco para o começo do Campeonato Paranaense de Acesso, está difícil acreditar que o Londrina terá um time forte e competitivo na briga para voltar à Primeira Divisão.

O atual grupo de jogadores não tem convencido nos treinos e não convenceu também no amistoso de Santa Cruz do Rio Pardo. Ainda com a base da Copa do Brasil, o LEC perece estar muito distante da força necessária para encarar a dura Segundona. Os dirigentes seguem prometendo reforços, mas os que já chegaram aparentam ser do mesmo nível dos que aqui já estão.

Por enquanto, não é preciso ser vidente para antever muito sofrimento para a galera alviceleste no campeonato que se aproxima.


O Estádio do Café

E, finalmente, o Estádio do Café vai ser liberado pela Federação. O trabalho que está sendo feito pela Prefeitura foi aprovado pela Comissão de Vistorias e a nossa grande praça esportiva voltará a receber jogos. Jogos do Londrina e da Portuguesa no Paranaense de Acesso.

O tão comentado muro está sendo construído, a cobertura está sendo reformada e as melhorias pedidas pela FPF estão sendo atendidas. Nada melhor do que ter o Estádio pronto para o que der e vier.

Enquanto isso, o Moringão espera pela troca do piso e o VGD aguarda por uma licitação, pois deverá ser entregue de novo à iniciativa privada. Londrina Esporte Clube, Júnior Team e a SM Esportes têm interesse em assumir o estádio. É bom dizer que quem ganhar a concorrência terá que reformar o velho Vitorino Dias.

O valente Santo André

O Santo André fez o que foi possível. Cumpriu um primoroso primeiro tempo, mas também não conseguiu parar os meninos da Vila. E quando Neymar saiu machucado e Robinho não teve uma boa jornada, pintou a grande atuação de Wesley. Creio que a chance do time do ABC foi essa, a do primeiro jogo. O Santos vai colocar, da forma mais merecida possível, as faixas nos peitos dos seus jogadores.

O encontro do ano

O Brasil inteiro vai dormir mais tarde na quarta-feira. Num jogo que mexe diretamente com 30 % da população nacional, Corinthians e Flamengo iniciam o mata-mata da segunda fase da Copa Libertadores. Esse encontro antecipado é obra do regulamento e do próprio destino. O Corinthians terminou como o melhor da primeira etapa e o Flamengo como o último entre os classificados.
  Comentários (05)
Versão para impressão Enviar por e-mail
Os estaduais estão acabando
12/04/2010

Os campeonatos estaduais estão terminando e eles têm provocado muitas emoções. O Santos segue dando as cartas no Paulistão, Botafogo e Flamengo voltam decidir o Carioca enquanto a dupla Atle-tiba não perde o pique no Paranaense.

A vitória do Santos no Morumbi confirma o favoritismo dos "meninos da Vila", mas (como era esperado) não houve show. O São Paulo teve momentos heróicos mesmo com um jogador a menos e merecia uma sorte melhor. No jogo de volta da Vila o favoritismo continuará com o Santos, com vantagem ainda maior, mas o Tricolor ainda tem condições de mudar a escrita.

Com o triunfo no Morumbi, o Santos poderá até perder por um gol de diferença que será o finalista. Para o São Paulo a classificação somente virá com uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Na outra perna da semifinal paulista o Santo André ficou na mesma situação do Santos ao vencer o Prudente.

Já no Rio de Janeiro, Botafogo e Flamengo tiveram ajuda especial da arbitragem nas vitórias contra o Fluminense e o Vasco da Gama, respectivamente. Com isso, vão para uma decisão de um ou três jogos. Como já ganhou o primeiro turno, o Botafogo poderá ser o campeão já no próximo domingo se conquistar o returno também. Se der Flamengo os dois terão ainda mais duas partidas para a decisão entre o campeão do primeiro e o ganhador do segundo turnos.

No Paraná, o Coritiba poderá ficar com o título no final desta semana, na penúltima rodada, se derrotar o Atlético no Couto Pereira. Entendo também que se o Atlético vencer no domingo será o campeão e que o empate dará o título ao Coritiba, pois não dá para acreditar em zebra na última rodada.

Enquanto isso, o Iraty disputa o terceiro lugar com o Paraná. O time do Malucelli já é o primeiro do interior e com lugar garantido no Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil. É de um time com esse potencial que Londrina precisa.

Já o Tubarão segue treinando e mostrará a cara pela primeira vez na quarta-feira, em Santa Cruz do Rio Pardo, num jogo treino. . Como Célio Silva tem treinado a base do time da Copa do Brasil e nenhum jogador conhecido foi contratado, a torcida continua pagando para ver.
  Comentários (05)
Versão para impressão Enviar por e-mail
< 1
|
2
|
3
|
4
|
5 >
ARQUIVO
Mês Ano
D S T Q Q S S
          01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
J. Mateus
J. Mateus, 62 anos de idade, radialista há 44 anos, jornalista desde 1972, é narrador e comentarista esportivo da Rádio Paiquerê. Já cobriu cinco Copas do Mundo, oito edições da Copa América, uma Olimpíada e escreveu dois livros sobre futebol: a História do Londrina Esporte Clube e Onze contra onze (com curiosidades e histórias engraçadas do esporte mais popular no país). Fechou o círculo jornalístico trabalhando em rádio, jornal e televisão.



RSS - Resolução mínima de 800x600 -- Bonde - Todos os direitos reservados
Anuncie | Fale com o Bonde | Aviso Legal | Política de Privacidade
Saúde & Beleza
Prancha Cerâmica AT2005 Bivolt - MEGA
Por: R$ 39,90
4 x R$ 9,97
Utilidades Domésticas
Kit Cozinha 64 Peças 20299/ 020 Tramontina
Por: R$ 119,00
10 x R$ 11,90
Automotivos
Navegador GPS Ipiranga Tela 3. 5', Conteúdo Guia Quatro Rodas e Apontador, 1. 299 Cidades Mapeadas, Alerta de Radares - NAVMAN
Por: R$ 299,00
10 x R$ 29,90
Ar & Ventilação
Climatizador MVAC 120- BCR Frio - MIDEA
Por: R$ 299,90
10 x R$ 29,99
Bebês
Assento de Elevação para Auto Safety & Comfort - De 3 a 8 Anos ou De 15 a 36 Kg - TUTTI BABY
Por: R$ 99,90
10 x R$ 9,99
Calçados
Tênis Dominator Futsal Preto / Branco - TOPPER
Por: R$ 59,70
6 x R$ 9,95
Cama & Banho
Enxoval Casal Venus - 150 fios - CASA BORDA
Por: R$ 199,20
10 x R$ 19,92
Colchões
Box Phisical Solteiro - Ortobom
Por: R$ 199,90
10 x R$ 19,99
Cama & Banho Ar & Ventilação Bebês
Cine & Foto Eletrodomésticos Eletrônicos