Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Plebisul

3% dos votantes são contrários à separação da região Sul

Isabela Fleischmann/Redação Bonde
10 out 2017 às 16:37
- Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Plebisul, plebiscito informal realizado no sábado (7) para consultar a opinião dos sulistas sobre a separação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil, teve 96,26% dos votos favoráveis. Foram 364.256 votos no total, sendo 350.633 pelo "sim" (96,26%) e 13.623 pelo "não" (3,74%). A consulta ocorreu em mais de 900 cidades.

A partipação no plebiscito era opcional, mas o número de votantes ficou abaixo do esperado pelo movimento "O Sul é Meu País", que promoveu a consulta. A expectativa era de que 5% dos eleitores do Sul – que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de 21.284.501 - participassem da votação. Entretanto, a adesão foi menor que 2% do eleitorado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Marcos Santos, representante do movimento em Londrina, disse que já era esperado que quem fosse votar seria a favor da separação. Em Londrina, por exemplo, foram apenas 389, 378 a favor e 11 contra. "Por ser uma consulta informal e por questões de organização, a quantidade de votos ficou abaixo da expectativa."

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Caso o movimento atingisse a meta de eleitores, seria enviada uma proposta de plebiscito oficial às assembleias legislativas dos três Estados. Mas, segundo Marcos, isso agora é inviável. "A Constituição Federal proíbe qualquer tentativa de separação do território nacional, sendo considerada crime. Outra questão importante é a falta de parlamentares da região Sul que se posicionem a favor do movimento. Agora vamos em busca de apoio político de deputados e senadores da nossa região para que haja maior pressão política em Brasília." Marcos disse ainda que o movimento pretende continuar com campanhas virtuais para atingir as principais cidades do Sul, como Londrina.

Para o envio da proposta do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) para um plebiscito legal, o movimento precisava da aceitação de no mínimo 1% dos eleitores de cada Estado do Sul. "Não se pode esquecer que são três projetos de lei, um para cada Estado e cada um desses Estados tem de atingir sua meta. Na Constituição Federal, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo por proposta de um terço, no mínimo, dos membros que compõem qualquer das casas do Congresso Nacional. A votação e aprovação se dará por maioria simples dos parlamentos estaduais", argumentou o representante do movimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade