Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desastre ambiental

Prefeito de Mariana se reúne com Temer para pedir volta da Samarco

Agência Estado
01 jun 2016 às 10:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), vai pedir nesta quarta-feira, 1º, ao presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), recursos para compensar a queda na arrecadação do município com a paralisação das atividades da mineradora Samarco. Duarte Júnior vai defender ainda junto ao presidente em exercício que a Samarco volte a operar no município.

A empresa teve a licença de operação suspensa pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais depois do rompimento em 5 de novembro do ano passado da barragem de Fundão, que mantinha em Mariana. A lama vazada na queda da estrutura matou 18 pessoas, deixou uma desaparecida e destruiu o distrito de Bento Rodrigues.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito quer que os recursos, que serão utilizados para manutenção de "serviços básicos", conforme Duarte Júnior, sejam incluídos dentro do acordo de R$ 20 bilhões fechados pelos governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo com a Samarco e suas duas controladoras, Vale e BHP Billiton, para recuperação do meio ambiente e socioeconômica da população atingida pela tragédia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste domingo

Viih Tube terá chá revelação 'discreto' após tragédia no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
300 agentes

Força Nacional vai atuar na segurança de abrigos no Rio Grande do Sul após relatos de abusos

Imagem de destaque
Entenda

Risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre foi detectado em 2023

Imagem de destaque
Prejudiciais

Diretor da PRF critica fake news sobre o Rio Grande do Sul


Em maio, durante visita a Mariana, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recusou-se a assinar termo de conformidade proposto pela prefeitura pelo retorno do funcionamento da Samarco.


"Vamos demonstrar também que a volta das atividades da empresa e sua responsabilização pela tragédia são importantes. Não dá para continuar penalizando a população", afirmou o prefeito. "A mineração é importante para nossa economia."

A volta depende da análise de documentação e autorização da Secretaria de Meio Ambiente. O encontro de Duarte Júnior com Temer está previsto para as 15 horas no Palácio do Planalto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade