Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Postalis

Schneider entra com recurso contra intervenção

Fernanda Circhia - Redação Bonde
05 out 2017 às 14:54
- N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Christian Perillier Schneider, diretor de investimentos e presidente em exercício do Instituto de Previdência Complementar (Postalis), entrou com recurso administrativo, nesta quinta-feira (5), contra a intervenção realizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A intervenção foi decretada na terça-feira (3) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (4). A medida afastou Schneider e outros 11 integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis. Segundo o órgão, a intervenção foi pelo descumprimento de normas à contabilização de reservas técnicas e aplicação de recursos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Schneider entrou com o recurso juntamente com Luiz Alberto Menezes Barreto, diretor administrativo financeiro e diretor de benefícios em exercício, que também foi afastado. Ambos são integrantes da diretoria-executiva do Postalis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé

Imagem de destaque
Categorias C, D e E

Motoristas têm até o dia 31de março para fazer exame toxicológico


De acordo com Schneider e Barreto, as portarias foram publicadas no DOU sem qualquer explicação sobre os motivos que levaram à intervenção. A página eletrônica da Previc expõe que a medida foi instalada "por descumprimento de normas relacionadas à contabilização de reservas técnicas e aplicação de recursos".

Publicidade


"Até o momento, nenhum outro motivo concreto foi apresentado aos Recorretes [Christian e Luiz Alberto], ou a outros integrantes da Entidade, Governo ou partes relacionadas, sobre as razões que levaram ao presente ato", diz trecho do recurso administrativo.


"A medida, aliás, foi tomada em contramão a todos os entendimentos mantidos com o órgão fiscalizados até esta data, em sucessivas reuniões para prestação de contas dos trabalhos realizados pela gestão do Postalis para a recuperação de ativos estressados."

Publicidade


Além disso, em razão da intervenção, os diretores e demais integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis tiveram seus mandatos cassados e bens indisponíveis. "São medidas da mais extrema gravidade e rigorosidade, não há sombra de dúvidas. Mas, até agora, não se sabe sequer o porquê de ter sido decretada a intervenção, muito menos se se trata de medida adequada, necessária ou proporcional aos fins que supostamente a legitimam."


Em entrevista ao Portal Bonde na quarta-feira (4) sobre o problema que motivou a intervenção, Schneider explicou que tudo aconteceu antes da chegada do grupo que foi afastado. "Cheguei aqui há um ano para corrigir o que estava acontecendo. Estamos aguardando mais informações para podermos nos manifestar."


De acordo com Schneider, a composição da diretoria e dos conselhos estava sendo trocada. "Estamos em dois na diretoria, mas era para sermos em quatro. Na sexta-feira, a Previc me habilitou para ser presidente, após renúncia do presidente anterior. De sexta para cá [quarta-feira], só escrevi meu ato de posse e hoje [quarta-feira] fiquei sabendo do afastamento."

Conforme Christian, o ex-presidente e os outros integrantes do conselho que saíram antes da intervenção também foram notificados pela Previc.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade