Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
15 casos desde setembro

Ativistas LGBT denunciam ameaças de morte em Curitiba

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
24 out 2012 às 10:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de Curitiba denuncia que 15 ativistas já sofreram ameaças de morte desde a última semana de setembro na cidade. Entre eles estão o presidente da ABGLT, Toni Reis, e o presidente da organização Dom da Terra, Márcio Marins.

Segundo Reis, as intimidações, de cunho homofóbico, foram recebidas por telefone, e-mail e redes sociais. "A primeira ameaça que eu recebi foi no dia das eleições. Na hora não liguei, mas na segunda-feira seguinte ele voltou a ligar e disse que sabia onde eu morava e que iria me matar. Fui direto para o primeiro distrito policial. Depois comentei com outras pessoas e percebemos que as ameaças eram muito parecidas. Falam que estamos destruindo a família e que devemos morrer", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele conta que todas as pessoas que registraram denúncias já colocaram os sigilos telefônicos à disposição para que as autoridades investiguem o que está acontecendo. "Algumas pessoas são menos conhecidas e estão bem amedrontadas. Ameaçaram duas lésbicas, por exemplo, dizendo que iriam fazer um estupro coletivo e colocar objetos nos órgãos sexuais delas. As palavras eram de baixo calão, um horror", completou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina


No início desta semana, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República enviou uma missão especial à capital paranaense, composta pela coordenadora-geral da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Irina Bacci, pelo coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Igo Martini, e por mais três integrantes da equipe técnica do Programa de Proteção. Na ocasião, as pessoas que registraram queixas a respeito das ameaças foram ouvidas.

Publicidade


A missão também envolveu audiências com autoridades do governo estadual, incluindo a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), Maria Tereza Uille Gomes, bem como responsáveis pela segurança pública. Os processos foram encaminhados para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, que vai investigar o caso.


A ideia é que seja criado, em regime de urgência, um comitê interinstitucional composto por várias secretarias e ativistas de direitos humanos para acompanhar as denúncias.

Publicidade


Reunião – De acordo com o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Seju, José Antônio Peres Gediel, além do comitê a secretaria irá apresentar o projeto de um centro de referência de combate à violência contra homossexuais. "Esse centro terá uma série de finalidades, dentro elas acolher e dar apoio psicológico às vítimas", disse Gediel.


Outro objetivo, segundo ele, é que as informações sobre os crimes contra esses grupos sejam mais consistentes, o que facilitaria a coibição das práticas. "Muitas vezes as informações são muito dispersas. Sem uma base concreta não se pode pensar em uma política pública", defendeu.

Publicidade


A ABGLT informa que as denúncias das ameaças serão enviadas, ainda, ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ao Ministério Público e à Polícia Federal. Os ativistas também pretendem pedir uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir a questão.


Dados - De acordo com o último Relatório sobre Violências Homofóbicas no Brasil, publicado pela SEDH em julho de 2012, o Paraná registrou 419 violações contra o público LGBT em 2011.


O Estado possui uma taxa de 4,06 denúncias efetuadas ao poder público a cada 100 mil habitantes, sendo que a média nacional é de 3,46.

As denúncias de ameaças podem ser encaminhadas para o Disque 100. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. A ABGLT também orienta que as pessoas que se sentirem ameaçadas registrem boletim de ocorrência na delegacia e encaminhem cópia para os e-mails [email protected] e [email protected]. (Atualizada às 16h47).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade