Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Operação NFL

Cinco policiais são presos por cobrar para aliviar fatos criminais de suspeitos no Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa do MP-PR
15 fev 2017 às 13:18
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cinco policiais civis de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba) e uma sexta pessoa que se passava por policial foram presos preventivamente nesta quarta-feira, durante a Operação NFL, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A operação apura possível cobrança para aliviar fatos criminais de suspeitos. O falso policial chegava a trabalhar na delegacia da cidade, mesmo sem ser agente público.

O sexteto foi denunciado pelo Ministério Público (MP) do Paraná por associação criminosa, peculado, concussão e corrupção passiva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo apuração do Gaeco, o pseudo policial agia usurpando função pública em combinação e com o aval dos policiais. Ele fazia levantamentos em residências onde havia suspeita de alguma prática criminosa e em certos casos negociava valores para que, já na delegacia, os policiais aliviassem a situação da pessoa envolvida. Além disso, agindo como se fosse agente público, cobrava dinheiro em nome da Polícia Civil para um suposto calendário.

Leia mais:

Imagem de destaque

Avenida Presidente Vargas vai passar por recape asfáltico a partir de quinta-feira

Imagem de destaque
Aumento do fluxo

Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no Paraná

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR


Em um caso destacado na ação penal, dois policiais exigiram dinheiro para alterar a situação de uma pessoa detida – em vez de tráfico de drogas, classificariam a comunicação oficial à Justiça como uso de entorpecente. Chegaram, inclusive, a devolver uma pequena porção de droga ao detido.

Publicidade


Em outra situação, houve uma negociação em que foram pedidos R$ 40 mil, um veículo e um relógio para deixar de anotar que a pessoa presa tinha envolvimento em outro crime, em que figuraria com nome distinto, o que poderia piorar a situação dela perante o Judiciário.


Num terceiro fato citado na denúncia, houve exigência de R$ 50 mil de suspeitos de homicídio para não solicitar prisão cautelar à justiça.

NFL são as iniciais dos nomes de alguns dos envolvidos no caso. Além do combate à criminalidade organizada, o Gaeco é o braço do MP-PR que atua no controle externo da atividade policial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade