Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Mancha na democracia'

Grupo de estudantes mascarados ocupa prédio histórico da UFPR

Mariana Franco Ramos – Grupo Folha
04 nov 2016 às 19:02
- Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manifestantes ocupam o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, em Curitiba, desde a noite de quinta-feira (3). O local, onde funcionam os cursos de Direito e Psicologia, além de laboratórios e duas pró-reitorias, é o símbolo da cidade.

O grupo entrou por volta das 22h30, quando alunos e professores saíam das aulas, e bloqueou o acesso com correntes e cadeados. Houve empurra-empurra e relatos de feridos, mas sem gravidade. Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (4), o reitor da instituição, Zaki Akel Sobrinho, classificou o episódio como "uma mancha na democracia da universidade".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outras sete unidades da UFPR, sendo seis na capital paranaense e uma no litoral, também seguem tomadas. Os próprios representantes dos alunos, contudo, consideram o movimento no edifício central diferente, uma vez que ele antecedeu a realização de assembleias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta terça

Prefeitura de Jacarezinho entra com ação civil pública na Justiça por isenção da tarifa de pedágio

Imagem de destaque
Sem comprovação

Após recomendação do MP, Prefeitura de Antonina exclui post que indicava suco de inhame cru para tratar dengue

Imagem de destaque
Entenda

Projeto de lei cria programa de recompensas por informações sobre crimes no Paraná

Imagem de destaque
E mais 11 mortes

Paraná bate recorde e ultrapassa 110 mil casos de dengue; Londrina registra 8 mil


O Centro Acadêmico Hugo Simas (Cahs), do Direito, deve se reunir na segunda-feira (7), para deliberar sobre a greve estudantil. Dois partidos do curso, o Democrático Universitário (PDU), com inclinação à direita, e o Acadêmico Renovador (PAR), historicamente mais alinhado à esquerda, emitiram notas criticando a forma como se deu a ocupação.

Publicidade


Vídeos postados nas redes sociais mostram vidros sendo quebrados e empurrões entre pessoas favoráveis e contrárias à tomada do prédio. Estudantes e docentes relataram que foram mantidos do lado de dentro por cerca de meia hora, mesmo contra vontade.


Os manifestantes estavam mascarados e empunhavam uma bandeira nas cores vermelha e preta, identificada como sendo de uma organização antifascista. Por meio da página "Ocupa Santos Andrade", contudo, os jovens atribuíram a violência a pessoas de fora.

Publicidade


"Salientamos que a ocupação possui caráter pacífico, mas que algumas pessoas contrárias ao movimento agiram de maneira violenta, agredindo os ocupantes de forma verbal, moral e física (…) e ainda forçaram as portas da entrada principal do prédio", escreveram. Em nota, o Cahs informou que foi surpreendido pela ocupação. Na tarde de ontem, membros do centro acadêmico se reuniram com os manifestantes, com o objetivo de conseguir uma solução para o impasse. "Houve uma tentativa de negociação, porém, apesar de as/os ocupantes se mostrarem abertos/as ao diálogo, não existe pretensão de desocupar o prédio até o momento", afirmaram.


O reitor também se mostrou surpreendido, "pela violência e pela maneira truculenta como algumas pessoas encapuzadas invadiram o prédio". "As ocupações anteriores eram pacíficas e tinham até o apoio das unidades setoriais, e agora fomos surpreendidos por uma ação que machucou a universidade, machucou o próprio símbolo da democracia, do espaço republicano", comentou. Ele designou uma comissão de negociação e que acredita numa desocupação rápida.

Publicidade


Na primeira reunião, realizada ainda nesta sexta, integrantes da comissão disseram que o clima foi cordial e altamente satisfatório. "A continuidade do processo passa por avaliação das propostas apresentadas como resposta às pautas dos estudantes naquele espaço ocupado", contaram, em nota.


Zaki descartou, a princípio, pedir a reintegração de posse do prédio. "Já marcaram a posição, já teve repercussão até nacional, e agora é hora de recuperarmos o espaço", opinou. Em relação às pautas dos estudantes, o reitor informou que o Conselho Universitário deve se reunir nos próximos dias para debatê-las e, só assim, se posicionar a respeito.

De acordo com ele, a transformação da medida provisória 746 em projeto de lei, como já vem sinalizando o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), seria um avanço. "Isso tranquilizaria a todos, pois a questão seria construída com mais debate, com mais prazo."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade